Negócios

Processadora de carne alemã Tönnies na mira da JBS

A Tönnies, maior processadora de carne da Alemanha, tem cerca de 16,5 mil funcionários e gerou cerca de 7,3 bilhões de euros de receita em 2019

JBS (Paulo Whitaker/Reuters)

JBS (Paulo Whitaker/Reuters)

B

Bloomberg

Publicado em 14 de julho de 2021 às 14h49.

A Tönnies Holding está na mira da rival JBS e de um investidor asiático em uma venda que poderia avaliar a maior processadora de carne da Alemanha em até 4 bilhões de euros (US$ 4,7 bilhões), segundo pessoas a par do assunto.

A família proprietária da empresa está em negociações preliminares com ambas as partes e pode decidir sobre os próximos passos nos próximos meses, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. Não há certeza de que as conversas levarão a um acordo, e os proprietários ainda podem optar por manter o negócio, segundo as fontes.

Um representante da Tönnies não quis comentar, enquanto um porta-voz da JBS não estava disponível de imediato para comentários.

A JBS é a maior produtora mundial de carnes e se expandiu neste ano por meio de aquisições no Reino Unido e na Austrália. A JBS também aumentou as ofertas de alimentos à base de plantas com a compra da empresa holandesa Vivera.

Os proprietários da Tönnies começaram a explorar a venda da empresa fundada há quase 50 anos no início do ano, menos de 12 meses depois de um grande surto de coronavírus em uma de suas processadoras de carne. A empresa contatou um grupo restrito de rivais do setor, como JBS, Tyson Foods, WH Group, empresa chinesa que comprou a Smithfield Foods em 2013, bem como outros players asiáticos, disseram as pessoas.

Clemens Tönnies, que comanda o grupo alemão, é muitas vezes descrito como um bilionário ousado. O empresário foi alvo de críticas quando um de seus frigoríficos foi fechado depois que mais de 1,5 mil trabalhadores testaram positivo para a Covid-19.

Os ativos da família têm origem na industrialização da produção de carne na Alemanha. Clemens Tönnies, que controla cerca de 45% da empresa, e seu sobrinho Robert, que detém 50%, provavelmente venderiam suas participações em um potencial acordo, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

A Tönnies tem cerca de 16,5 mil funcionários e gerou cerca de 7,3 bilhões de euros de receita em 2019, segundo o site da empresa. A Tönnies administra abatedouros de suínos e bovinos e também fabrica salsichas da marca Böklunder.

Acompanhe tudo sobre:JBSCarnes e derivadosAlemanhaAgropecuária

Mais de Negócios

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC

Disparada das ações da Oracle coloca dois ex-executivos na lista de bilionários