Negócios

Presidente-executivo do Alibaba.com renuncia após fraudes

O presidente-executivo Wei Zhe e o vice-presidente operacional Lee Shi-huei Elvis renunciaram, afirmou o Alibaba.com em um comunicado nesta segunda-feira

Casos de fraude na Alibaba.com levam a renúncias de CEO e COO (Getty Images/ David McNew)

Casos de fraude na Alibaba.com levam a renúncias de CEO e COO (Getty Images/ David McNew)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 19h28.

Hong Kong - O Alibaba.com substituiu seu presidente-executivo e vice-presidente operacional devido a um aumento significativo das transações fraudulentas no site de comércio eletrônico da empresa.

O presidente-executivo Wei Zhe e o vice-presidente operacional Lee Shi-huei Elvis renunciaram, afirmou o Alibaba.com em um comunicado nesta segunda-feira.

A companhia afirmou que Lee e Wei não estavam pessoalmente envolvidos em nenhuma acusação e que ambos fizeram esforços para resolver o problema das fraudes, mas renunciaram para se responsabilizar pelo "mau funcionamento do sistema".

Tanto Wei quanto Lee não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Jonathan Lu Zhaoxi, atualmente presidente-executivo da varejista online Taobao, não listada na bolsa, se tornará o novo presidente-executivo.

O Alibaba.com tem um modelo de negócio semelhante ao do eBay, oferecendo uma plataforma online para clientes venderem produtos, mas com foco em transações de empresa para empresa.

O Alibaba.com, unidade do Grupo Alibaba, do qual o Yahoo detém 40 por cento, afirmou no comunicado que houveram 1.219 casos de fraude em 2009 e 1.107 em 2010, com valor médio menor de 1,2 mil dólares.

A porta-voz do Alibaba Linda Kozlowski se recusou a dizer o valor total envolvido, mas afirmou que a companhia pagou 1,7 milhões de dólares de seu fundo de reembolso para 2.249 clientes.

Acompanhe tudo sobre:Fraudesgestao-de-negociosIneficiênciaRotatividade

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades