Negócios

Preço médio do minério cai 22,8% em 1 ano, indica Vale

Valor subiu 11,9% na comparação com o terceiro trimestre de 2012


	Minério de ferro: mais vendas no mercado à vista contribuíram para aumentar o preço da commodity ante o terceiro trimestre de 2012
 (Anglo American/Divulgação)

Minério de ferro: mais vendas no mercado à vista contribuíram para aumentar o preço da commodity ante o terceiro trimestre de 2012 (Anglo American/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 20h58.

O preço médio de venda do minério de ferro da Vale no quarto trimestre do ano passado ficou em US$ 93,66. A cifra representa queda de 22,84% sobre o mesmo período de 2011, mas alta de 11,9% ante o terceiro trimestre de 2012.

Segundo a Vale, os fatores por trás do aumento do preço foram a elevação do valor médio de mercado e a maior proporção de vendas no mercado à vista.

Conforme documento que acompanha o balanço da empresa, divulgado na noite desta quarta-feira, entre outubro e dezembro, 60% das vendas ocorreram no mercado à vista, 14% foram no sistema VRP (que é o preço médio de três meses aplicado com um mês de defasagem) e 26% no sistema VCP (média do trimestre corrente).

De acordo com a Vale, o VDP, Vale Daily Price, oferece diferentes opções de precificação diária, algumas envolvendo preços provisórios que são ajustados pelo preço de mercado depois da chegada do navio.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasMineraçãoMinériosSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social