Negócios

Preço dos planos de saúde excluem 82% da população

Os planos de saúde ainda são artigo de luxo no Brasil. A baixa renda da população é a maior barreira de acesso a esse tipo de benefício. Para se ter uma idéia, o preço médio de um plano de saúde para uma família de três pessoas, está em torno de 400 reais. Esse custo excluiu […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h25.

Os planos de saúde ainda são artigo de luxo no Brasil. A baixa renda da população é a maior barreira de acesso a esse tipo de benefício. Para se ter uma idéia, o preço médio de um plano de saúde para uma família de três pessoas, está em torno de 400 reais. Esse custo excluiu quase que 82% da população.

Na classe A, com rendimento familiar mensal em torno de 6,8 mil reais, a penetração do plano de saúde é de 78%. Já na classe C, que engloba 44 milhões de brasileiros com renda média familiar de 900 reais, essa penetração é de apenas 30%. Nas classes abaixo, ela é praticamente inexistente. Dados do IBGE revelam que, no Brasil, 119 milhões de pessoas não têm acesso à saúde privada.

Uma pesquisa da Price Waterhouse feita em 2000 nos Estados Unidos, Porto Rico, Chile e Brasil indica que o Brasil ainda gasta muito pouco com saúde. Nos Estados Unidos, o gasto anual percapita com saúde é de 4 100 dólares; em Porto Rico, de 1 759 dólares; no Chile, de 387 dólares e no Brasil, de apenas 46 dólares. O setor de saúde nos Estados Unidos movimenta 14% do PIB ao ano; 11,6% em Porto Rico; 6,87% no Chile e apenas 3,5% no Brasil.

Esses gastos reduzidos se refletem na expectativa de vida da população e na mortalidade infantil. Nos Estados Unidos, a expectativa de vida é de 76 anos; em Porto Rico, de 73,6 anos; no Chile, de 72,5 anos e no Brasil, de 68,4 anos. Mas é na mortalidade infantil que os números são mais escandalosamente discrepantes. Nos Estados Unidos, a mortalidade infantil é de 7,5 por cada grupo de mil crianças; em Porto Rico, de 10,5 por mil; no Chile, de 11 por mil e no Brasil, de 33,1 mortes para cada mil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC

Disparada das ações da Oracle coloca dois ex-executivos na lista de bilionários