Potássio: maior fornecedora mundial de fertilizantes e maior produtora do nutriente em termos de capacidade também relatou uma forte queda em seus lucros no terceiro trimestre (Andrey Rudakov/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2013 às 14h06.
São Paulo - A Potash Corp of Saskatchewan reduziu suas perspectivas para lucro anual mais do que o esperado por Wall Street, com compradores se afastando do potássio, importante nutriente para fertilizantes, por conta de incertezas causadas pelo desmembramento da rival Belarusian Potash Co (BPC).
A Potash Corp, maior fornecedora mundial de fertilizantes e maior produtora do nutriente em termos de capacidade, também relatou uma forte queda em seus lucros no terceiro trimestre nesta quinta-feira, em meio a uma queda nos preços e vendas do potássio.
Os preços do potássio têm recuado desde meados do verão, quando a Uralkali OAO, maior produtora global, terminou sua parceria de exportação com a Belaruskali, e disse que vai buscar maximizar o volume de suas vendas.
"O trimestre mais recente pode ser melhor caracterizado como uma resposta previsível a um evento imprevisível", disse Bill Doyle, diretor-executivo da Potash Corp. "Como vimos no passado, os clientes de fertilizantes, frente a incertezas, agem com extrema cautela." A empresa reduziu a projeção de lucro para entre 2 e 2,20 dólares por ação, ante previsão anterior de 2,45 a 2,70 dólares e contra uma estimativa do mercado de 2,33 dólares, segundo o Thomson Reuters I/B/E/S.
O lucro líquido do terceiro trimestre caiu para 356 milhões de dólares, ou 0,41 dólar por ação, ante 645 milhões, ou 0,74 dólar por ação, registrados um ano antes.