Negócios

Possível venda de ativos da Telecom Italia desperta interesse de empresas

Entre os mais cotados nas apostas estão grupos financeiros e a alemã Deutsche Telekom, diz Financial Times

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A perspectiva de venda de alguns ativos da Telecom Italia está aguçando o interesse de grupos financeiros e de telecomunicações. Segundo o jornal britânico Financial Times, só a divisão de telefonia móvel do grupo - que inclui as operações da TIM no Brasil - vale cerca de 35 bilhões de euros (cerca de 44,4 bilhões de dólares).

O jornal diz que grupos de investimentos como Blackstone e Carlyle já manifestaram interesse em bens do grupo Telecom Italia. Mas há também rumores de que a Deutsche Telekom (DT) estaria de olho na divisão de telefonia móvel da companhia. "Mas mesmo que a TIM esteja à venda, a DT sabe que este é um ativo caro, envolvido em um mercado difícil", afirmou uma fonte próxima à alemã.

Kai-Uwe Ricke, presidente da Deutsche Telekom, é um contumaz defensor da ampliação da presença internacional da companhia, mas tem reforçado que apenas países em que o grupo já está estabelecido seriam considerados - a Itália é o maior mercado europeu no qual a companhia de telecomunicações alemã ainda não está ativo. No entanto, a oportunidade inesperada de ganhar posição no mercado pode fazer com que o presidente Ricke preste atenção na TIM - assim dizem as fontes ouvidas pelo Financial Times.

Outra empresa cotada para disputar a telefonia móvel da Telecom Italia é a Telefônica. A espanhola, porém, já declarou que "não há possibilidade" de haver interesse nos ativos da italiana, e acrescentou que a única aquisição planejada é a da fatia de 50% da Vivo que ainda não possui - uma metade hoje nas mãos da Portugal Telecom. A Vivo, operadora de telefonia celular que atua no Brasil, possui 30 milhões de usuários no país e 43% do mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%