Negócios

Posco reduz meta de investimentos após queda no lucro

Empresa registrou queda de 25% no lucro trimestral, apertando os cintos em resposta a preocupações envolvendo o apetite da empresa por aquisições

Funcionário da Posco caminha perto de escultura de logo na sede da empresa em Seul, Coreia do Sul (Jo Yong-Hak/Reuters)

Funcionário da Posco caminha perto de escultura de logo na sede da empresa em Seul, Coreia do Sul (Jo Yong-Hak/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 07h27.

Seul - A siderúrgica sul-coreana Posco reduziu sua meta de investimento anual após registrar queda de 25 por cento no lucro trimestral, apertando os cintos em resposta a preocupações envolvendo o apetite da empresa por aquisições.

A Posco afirmou que irá apenas adquirir uma pequena fatia em um consórcio que busca comprar a mineradora australiana Arrium.

Nesta terça-feira, uma fonte disse à Reuters que a Posco não está considerando seriamente a compra de unidades da ThyssenKrupp no Brasil e nos Estados Unidos.

A empresa sul-coreana apresentou uma proposta na primeira fase do processo de venda de ativos da Thyssen, entre eles a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no Rio de Janeiro, mas simplesmente queria avaliar os ativos, disse a fonte com conhecimento do assunto.

A quarta maior siderúrgica do mundo tem sido afetada pelo esfriamento da economia na China, que reduziu a demanda por aço, além do excesso de oferta por parte de rivais chinesas.

A Posco teve lucro operacional de 819 bilhões de wons (741,7 milhões de dólares) entre julho e setembro, ligeiramente abaixo da média de estimativas de 840 milhões de wons, segundo 20 analistas consultados pela Reuters.

O resultado ficou abaixo do ganho de 1,09 trilhão de wons apurado um ano antes e representou o terceiro trimestre seguido de queda no lucro.

A companhia também reduziu sua previsão de vendas no ano pela terceira vez, para 36,3 trilhões de wons, 3,2 por cento abaixo da projeção feita em julho e 12 por cento menor que o ponto mais alto da faixa estimativa inicial, em janeiro.

No trimestre passado, as vendas caíram 11 por cento, para 8,9 trilhões de wons, ante previsão de 8,95 trilhões.

Com isso, a siderúrgica reduziu sua meta de investimentos em 7 por cento, para 3,9 trilhões de wons (3,5 bilhões de dólares) e acrescentou que o número pode ser diminuído ainda mais. A nova meta é 1 bilhão de dólares inferior à estimativa inicial.

Acompanhe tudo sobre:LucroBalançosPosco

Mais de Negócios

Gigante de departamentos no Reino Unido, M&S supera ataque hacker e mantém crescimento no varejo

Na pandemia, ele transformou seu hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025