Negócios

Porto Sudeste iniciará operação ainda este ano, diz diretor

Trading Trafigura e o fundo soberano de Abu Dhabi disseram nesta quinta-feira que seu porto brasileiro para exportar minério de ferro começará a operar este ano


	Ferro: terminal será capaz de movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Ferro: terminal será capaz de movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 15h04.

São Paulo - A trading Trafigura e o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala, disseram nesta quinta-feira que seu porto brasileiro para exportar minério de ferro começará a operar este ano, respondendo a uma siderúrgica com um contrato para usar o porto que disse que a abertura seria adiada para 2015.

O Porto Sudeste "está no caminho para entrar em operação no início do último trimestre de 2014", disse em nota à Reuters o diretor de operações do porto, Eugenio Mamede.

A Trafigura detém uma fatia do controle do porto com o fundo de investimento do governo de Abu Dhabi, Mubadala. O terminal de exportação localizado no litoral do Rio de Janeiro será capaz de movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e pode expandir para 100 milhões de toneladas.

O presidente da Usiminas, Julian Eguren, disse a jornalistas na terça-feira que o porto poderá não começar operações antes do ano que vem.

O mercado está observando o prazo de perto, pois será uma saída importante para os produtores de minério de ferro de médio porte no Brasil para exportar seu minério. Grandes projetos no Brasil têm sido frequentemente adiados nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaComércio exteriorTransportesExportaçõesPortosMinérios

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância com divisão global da Kraft Heinz’, diz presidente

O paulista e o catarinense que vão faturar R$ 250 milhões com churrasco 'tipicamente' gaúcho

Esta startup mirava construir a 1ª estação espacial do mundo, mas agora luta para pagar as contas