Negócios

Por que Os Simpsons rende bilhões à Fox, mas ela não está satisfeita

Impasse com dubladores mostra que nem tudo vai bem em Springfield, a ponto de a Fox pensar no fim da série

Simpsons: à espera do fim da briga entre dubladores e a 20th Century Fox (Divulgação)

Simpsons: à espera do fim da briga entre dubladores e a 20th Century Fox (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 17h30.

São Paulo – Depois da polêmica de Two and a Half Men, outra série de sucesso mundial ameaça sair do ar. Os Simpsons, desenho animado há mais tempo no ar, corre o risco de encerrar sua carreira, caso a 20th Century Fox, sua produtora nos Estados Unidos, e os principais dubladores dos personagens não cheguem a um acordo sobre seus salários.

Segundo o The Daily Beast, os seis principais dubladores de Os Simpsons não aceitam a proposta de corte de 45% de seus salários, em troca de participação na receita gerada por outros meios, como direitos de exibição e licenciamento. Os artistas concordaram com um corte de, no máximo, 30%.

A 20th Century Fox afirma que, sem um profundo corte de custos, a série não será mais viável. De qualquer modo, encerrá-la seria uma atitude corajosa do estúdio, já que Os Simpsons se tornaram uma de suas principais fontes de receitas desde que foi lançado, há 23 temporadas, e um dos maiores sucessos do ramo de entretenimento.

Bilionários

Há poucos dados disponíveis sobre quanto Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie geram de faturamento para o estúdio, mas os números que circulam são altos – bem altos. O site HowStuffWorks, da Discovery, estima que Os Simpsons faturem cerca de 2,5 bilhões de dólares por ano, entre licenças de exibição, venda de temporadas, publicidade e licenciamentos.

Mas a briga da Fox com seus dubladores mostra que nem tudo vai bem em Springfield, a terra-natal dos Simpsons. Já em 2009, uma reportagem do USA Today afirmava que, embora as cifras ainda girassem na casa dos bilhões, a série estava perdendo fôlego – e seus produtores estavam sob pressão para fazer mais dinheiro.

Murchando

A principal preocupação é com a queda de audiência nos últimos 20 anos. Segundo a CNBC, quando estreou, mais de 20 milhões de americanos acompanhavam as aventuras da família na TV. Agora, a audiência é de aproximadamente 7 milhões de pessoas.

O reflexo disso pode ser a perda de interesse das empresas em licenciar produtos com a marca. Em 2009, estima-se que os produtos da franquia geraram vendas globais de 750 milhões de dólares.

E, como se sabe, audiência em baixa também afugenta anunciantes. Há dois anos, a Fox obteve cerca de 315 milhões de dólares em receitas com publicidade, segundo da TNS Media citados pelo US Today.

Não há dados mais recentes sobre quanto a série rende, mas o fato de a Fox propor um corte de 45% nos salários dos principais dubladores, junto com as declarações de que, sem isso, Os Simpsons custarão caro demais, indicam o tamanho do problema.

Quem sabe o senhor Burns, o bilionário de Springfield, não dá uma forcinha? Afinal, segundo a Forbes, ele é o 12º personagem mais rico do mundo da ficção, com uma fortuna estimada em 1,1 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEntretenimentoFoxNegociaçõesPublicidadeServiços

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades