Negócios

Por que a Tesla já vale mais do que GM, Ford e Toyota juntas

A montadora fundada pelo bilionário Elon Musk alcançou um valor de mercado de US$ 500 bilhões

Tesla: montadora de Elon Musk vale 500 bilhões de dólares (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Tesla: montadora de Elon Musk vale 500 bilhões de dólares (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

JE

Juliana Estigarribia

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 11h55.

Última atualização em 25 de novembro de 2020 às 15h32.

Na centenária indústria automotiva, é a novata Tesla que está ganhando cada vez mais holofotes. A companhia fundada pelo bilionário Elon Musk alcançou valor de mercado de aproximadamente 500 bilhões de dólares, ultrapassando, de longe, as principais montadoras do mundo, como Toyota, Volkswagen, General Motors e Ford.

O feito se deve principalmente à forte valorização que a Tesla registrou nos últimos dias, após o anúncio da sua entrada, em dezembro, no S&P 500, principal índice do mercado de ações dos Estados Unidos. Com isso, fundos de investimentos serão obrigados a comprar bilhões de dólares de seus papéis.

Neste ano, as ações da Tesla valorizaram mais de 500%, inclusive tornando Musk a segunda pessoa mais rica do mundo, deixando para trás Bill Gates.

Por um bom tempo, a Tesla atingiu os requisitos mínimos necessários para ser incluída no S&P 500, entretanto, a sua inclusão foi adiada. Agora, a montadora vale cinco vezes mais do que as tradicionais americanas GM e Ford juntas.

No entanto, a montadora de carros 100% elétricos não vende, nem de perto, o que as maiores do mundo comercializam todos os anos. Toyota vende cerca de 10 milhões de unidades anualmente, assim como a Volkswagen. GM vende 7 milhões. Neste mar de gigantes, a Tesla emplacou apenas 367.000 veículos em 2019.

Segundo especialistas, a montadora do Vale do Silício tem como trunfo a reputação de "primeira" grande montadora 100% elétrica do mundo, enquanto as outras correm para eletrificar seu portfólio.

Por outro lado, analistas alertam para a velocidade com que outras gigantes da indústria estão investindo na área. A GM, por exemplo, vem fazendo inúmeros movimentos neste sentido. A Ford também.

Neste cenário, é possível que as tradicionais montadoras "a combustão" se transformem e a liderança absoluta da Tesla -- ao menos em valor de mercado -- mude de mãos.

Acompanhe tudo sobre:MontadorasTesla

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância com divisão global da Kraft Heinz’, afirma o presidente

O paulista e o catarinense que vão faturar R$ 250 milhões com churrasco 'tipicamente' gaúcho

Esta startup mirava construir a 1ª estação espacial do mundo, mas agora luta para pagar as contas