Negócios

Por que a dona do WordPress comprou o Tumblr - sim, ele ainda existe

O Tumblr, criado em 2007 por David Karp, tem mais de 475 milhões de blogs com conteúdos de diversos temas, como artes e cultura, e 200 funcionários

 (Aditya Irawan/Getty Images)

(Aditya Irawan/Getty Images)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 18 de agosto de 2019 às 08h00.

Última atualização em 18 de agosto de 2019 às 08h00.

A Automattic, dona da plataforma de publicação online WordPress, quer tornar seu portfólio mais divertido. A empresa anunciou, esta semana, a aquisição da rede social Tumblr. O valor de aquisição não foi informado pelas empresas, um jornalista do veículo Axios reportou que o preço foi cerca de 3 milhões de dólares.

O Tumblr, criado em 2007 por David Karp, tem mais de 475 milhões de blogs com conteúdos de diversos temas, como artes e cultura, e 200 funcionários. Mas o valor pago por ele é uma soma muito menor do que o 1,1 bilhão de dólares que o Yahoo desembolsou ao comprar a rede em 2013.

No entanto, tanto Tumblr quanto Yahoo foram deixados de lado com o crescimento de outros portais de internet e redes sociais. Em 2017, a Verizon abocanhou o que restava do Yahoo, por por cerca de 4,8 bilhões de dólares, trazendo também a rede social. Antigos diretores deixaram a companhia com a transação, bem como mais de 2,1 mil funcionários

A companhia buscava um novo dono para a rede há meses. Para a Verizon, a venda é a culminação de um processo pensado e estratégico. O número de usuários que acessa a rede social não deve fazer falta para a empresa, que também é dona dos portais HuffPost, TechCrunch e AOL e que alcança cerca de 1 bilhão de usuários nos portais e plataformas de streaming.

Entre os interessados estava o site de vídeos adultos Pornhub. Em dezembro do ano passado, o Tumblr baniu qualquer tipo de conteúdo erótico de sua plataforma, medida que deverá ser mantida pelo novo dono, informou a Automattic ao Wall Street Journal.

“O Tumblr é uma marca que deu início a movimentos, permitiu que as verdadeiras identidades florescessem e se tornasse o lar de muitas comunidades criativas e fandoms”, disse Guru Gowrappan, CEO da Verizon Media. No entanto, encontra dificuldades de gerar receitas relevantes para seus controladores.

Já a Automattic tem 150 milhões de usuários únicos por mês e cerca de 940 funcionários, espalhados em 71 países. É uma das maiores aquisições da história da empresa, segundo o Wall Street Journal, tanto em termos de preço quanto em número de funcionários. De acordo com o CEO da Automattic, Matt Mullenweg, "Tumblr é uma cas marcas mais icônicas da internet". Em comunicado, ele afirmou que a rede "é um meio essencial para compartilhar novas ideias, culturas e experiências, ajudando milhões a criar e construir comunidades em torno de interesses em comum". 

Ao Wall Street Journal, Mullenweg disse que é um grande usuário do site e que vê a plataforma como complementária ao WordPress.com. "É divertido e não vamos mudar nada disso", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetInternetYahooTumblr

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife