Negócios

Por onde começar? Entenda se você deve aplicar inteligência artificial no seu negócio; e como fazer

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas participantes já estão incorporando a IA na prática ou se programando para fazê-lo

 (OLIVIER MORIN/Getty Images)

(OLIVIER MORIN/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de julho de 2023 às 10h16.

Apesar de ser uma tecnologia recentemente popularizada, a inteligência artificial tem uma velocidade de evolução exponencial e, por isso, muitas empresas já se movimentam para aplicá-la aos seus negócios. De acordo com o estudo Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas participantes ou já estão incorporando a IA na prática ou o farão em breve. 

EXAME libera vagas para curso que ensina a aplicar inteligência artificial nos negócios

Além da urgência do tema, um grande impulsionador do interesse das instituições pela tecnologia é o resultado. Segundo um levantamento do Boston Consulting Group (BCG) e do MIT, 55% das empresas registraram aumento nos lucros com o uso da inteligência artificial. Um outro estudo mostrou que funcionários que usaram a chamada IA generativa conseguiram realizar seu trabalho até 35% mais rápido (Universidade de Stanford e MIT).

Com um potencial tão grande de mudança, é comum que muitos executivos, empresários e gestores se questionem sobre o que fazer diante da era da inteligência artificial. 

Aulas liberadas: entenda se você deve aplicar inteligência artificial na prática

Como saber se minha empresa deve usar inteligência artificial? Devo implementar a tecnologia no meu negócio agora mesmo? Se esse for o caso, por onde começar? A resposta a essas perguntas depende da natureza do negócio e dos objetivos em usar IA na empresa. 

No entanto, comparando a revolução da inteligência artificial com a da internet, nos anos 90, é possível observar que as empresas que ignoraram o digital e não marcaram presença online, perderam espaço e mercado. 

Curso de Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios

Pensando em ajudar líderes a usar a IA a favor de suas empresas e seus resultados, a EXAME liberou algumas vagas gratuitas para o curso de Inteligência Artificial aplicada aos negócios.

Os interessados devem consultar a disponibilidade das vagas e fazer a inscrição na página oficial do curso clicando aqui. Os participantes recebem um certificado de participação para adicionar ao currículo.

Marcado para começar dia 17 de julho, o curso é destinado a empresários, executivos, gestores e líderes que querem entender maneiras de usar a inteligência artificial para benefícios de negócios e das empresas em que atuam. Serão abordados:

  • O cenário atual da inteligência artificial 
  • As principais ferramentas para o dia a dia e como usá-las na prática
  • Quais empresas já estão utilizando e qual é o resultado
  • O caminho para aplicar na sua própria empresa ou equipe

O conteúdo será ministrado pelo especialista Miguel Lannes Fernandes, Diretor de Tecnologia da Witseed, uma empresa de educação corporativa digital e inovadora. Fernandes tem graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é um programador que gosta de escrever códigos que facilitam a vida das pessoas. 

Já atuou como engenheiro de softwares, gerente de produtos e professor. Hoje, além de CTO na Witseed, Miguel é fundador da Inventos Digitais, uma catalisadora de ideias, que ajuda startups a tirarem seus projetos do papel.

Curso de Inteligência Artificial EXAME: saiba mais informações aqui.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialBranded Marketing

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil