Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.
Fachada da sede do Santander, em São Paulo (Luísa Melo/Exame.com)
Luísa Melo
Publicado em 4 de abril de 2014 às 17h29.
São Paulo - A sede do Santander na avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo, parece ter sido projetada para que os cerca de 6 mil funcionários que trabalham ali precisem se ausentar minimamente durante o horário comercial. Sem sair de lá, é possível se consultar com o médico ou dentista, passar no cabeleireiro, malhar, fazer compras, lavar roupas e, é claro, ir ao banco.
Já nos ambientes de trabalho, a palavra de ordem é colaboração. Os funcionários (com exceção dos vice-presidentes) trabalham lado a lado, sem salas ou baias divisórias.
“Procuramos reunir em um mesmo espaço, facilidades e conveniências que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho”, diz Mauro Siequeroli, diretor de recursos corporativos do Santander.
Além de oferecer a comodidade de uma série de serviços, o prédio é sustentável. As lixeiras individuais estão sendo extintas aos poucos e todo o lixo orgânico produzido na empresa é processado em uma sala de desidratação que fica no subsolo. A sala tem capacidade para tratar até 1,5 mil quilos e 4,5 mil litros de resíduos de uma só vez. Nas fotos, conheça um pouco mais sobre a sede da companhia.