Negócios

Por dentro da sede da Ericsson, em São Paulo

Estrutura é marcada pela cultura sueca e pelos espaços de lazer. Ao lado das salas, há um clube todo equipado, para ser usado quando os funcionários quiserem

Funcionários conversam em sala de videoconferência na sede da Ericsson, em São Paulo (Luísa Melo/Exame.com)

Funcionários conversam em sala de videoconferência na sede da Ericsson, em São Paulo (Luísa Melo/Exame.com)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 15h53.

São Paulo - A sede da Ericsson, em São Paulo, não esconde as origens da empresa. Pelo contrário, muita coisa no prédio localizado na Vila Guilherme, faz parecer que ele fica na Suécia.

A construção mantém os padrões da matriz e, por isso, as janelas foram projetadas para não acumular neve, por exemplo. O detalhe faz muito sentido para o país escandinavo, mas é apenas simbólico por aqui, em terras tropicais. 

"A personalidade sueca está aqui", afirma Janaína Khatchikian, diretora de Recursos Humanos da Ericsson no Brasil. Segundo ela, o conceito social-democrata do país também é marcante na companhia.

Um dos sinais disso é o orgulho que a empresa sente do clube esportivo que mantém junto à sede. De acordo com Janaína, a Ericsson não controla nem mesmo o tempo que os funcionários gastam nas atividades de lazer naquele espaço. "A gente entende que cada um sabe da sua responsabilidade", afirma. Nas fotos, conheça mais sobre a sede da companhia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas suecasempresas-de-tecnologiaEricssonEscritóriosEuropagestao-de-negociosPaíses ricosSedes de empresasSuéciaTelecomunicações

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico