Negócios

Pilotos da Lufthansa iniciam greve de dois dias

Sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) anunciou incialmente uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira

Lufthansa prevê que a greve custará entre 7 milhões e 9 milhões de euros por dia (./Divulgação)

Lufthansa prevê que a greve custará entre 7 milhões e 9 milhões de euros por dia (./Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 09h13.

Última atualização em 25 de novembro de 2016 às 11h23.

Berlim - Os pilotos da alemã Lufthansa começaram nesta quarta-feira uma greve de dois dias, levando ao cancelamento de centenas de voos em uma das maiores companhias aéreas da Europa em uma longa disputa salarial.

O sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) anunciou incialmente uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira, mas estendeu a greve em um dia depois que dois tribunais rejeitaram as tentativas da Lufthansa de interromper a paralisação.

A administração da Lufthansa, liderada pelo presidente-executivo Carsten Spohr, recusou-se a abandonar a sua insistência de que, apesar do lucro recorde em 2015, a companhia aérea não tem escolha senão reduzir custos se quiser competir com rivais mais enxutas como a Ryanair em distâncias mais curtas e a Emirates [EMIRA.UL] em rotas longas.

A companhia aérea disse que cancelou 876 de cerca de 3 mil voos programados para esta quarta-feira, afetando cerca de 100 mil passageiros na 14ª greve na disputa desde o início de 2014.

A Lufthansa, que prevê que a greve custará entre 7 milhões e 9 milhões de euros por dia, dará detalhes sobre os cancelamentos de quinta-feira ainda nesta quarta-feira. A empresa descreveu a decisão de estender a paralisação como "completamente incompreensível".

A greve começou à meia-noite e afeta voos que partem dos aeroportos alemães, incluindo 51 vôos de longa distância até agora.

Os voos das outras companhias aéreas da Lufthansa, incluindo Germanwings, Eurowings, Austrian Airlines, SWISS e Brussels Airlines, não serão afetados, disse a Lufthansa.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoGrevesLufthansa

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância com divisão global da Kraft Heinz’, diz presidente

O paulista e o catarinense que vão faturar R$ 250 milhões com churrasco 'tipicamente' gaúcho

Esta startup mirava construir a 1ª estação espacial do mundo, mas agora luta para pagar as contas