Negócios

Pfizer compra King Pharma por US$ 3,6 bilhões

Nova York - A Pfizer, maior farmacêutica do mundo, acertou a compra da King Pharmaceuticals por 3,6 bilhões de dólares, em uma iniciativa para ampliar seus lucros antes da futura perda de receita com o medicamento Lipitor, seu principal produto. A Pfizer, que ainda está digerindo a aquisição de 67 bilhões de dólares da Wyeth feita […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 17h21.

Nova York - A Pfizer, maior farmacêutica do mundo, acertou a compra da King Pharmaceuticals por 3,6 bilhões de dólares, em uma iniciativa para ampliar seus lucros antes da futura perda de receita com o medicamento Lipitor, seu principal produto.

A Pfizer, que ainda está digerindo a aquisição de 67 bilhões de dólares da Wyeth feita no ano passado, anunciou nesta terça-feira que irá usar dinheiro em caixa para pagar 14,25 dólares por ação da King --um prêmio de 40 por cento em relação ao preço de fechamento na segunda-feira.

A Pfizer disse que espera que a transação adicione lucro à empresa já a partir de 2011 e reafirmou suas projeções de resultado para 2012 --primeiro ano cheio em que o Lipitor terá a concorrência dos genéricos.

No final do ano que vem a Pfizer perderá a patente nos Estados Unidos do Lipitor, que combate o colesterol e é o remédio mais prescrito no mundo. Mesmo com receita declinante, o medicamento deve gerar receita global à Pfizer de 11 bilhões de dólares em 2010.

A compra da King ampliará de forma significativa a presença da Pfizer no mercado de remédios para dor, como Lyrica e Celebrex.

(Reportagem adicional de Michele Gershberg e Toni Clarke em Boston)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasPfizerSaúde

Mais de Negócios

Entrevista de emprego para cargos de liderança: veja perguntas mais frequentes – e como respondê-las

20 franquias a partir de R$ 7 mil para você investir no interior

Campeões da contratação: por que alguns profissionais são mais cobiçados que outros?

Revolução em uma xícara: como a Nespresso mudou a forma como as pessoas tomam café