Negócios

Peugeot e Chang'an anunciam parceria na China

Paris - A Peugeot Citroën e a chinesa Chang'an Automobile criaram uma parceria para fabricar e vender carros de passeio e veículos comerciais leves na  China,  com  investimento  inicial de 935 milhões de euros e capacidade inicial de produção de 200 mil automóveis. A iniciativa permitirá à francesa Peugeot explorar o crescente mercado automotivo da  […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Paris - A Peugeot Citroën e a chinesa Chang'an Automobile criaram uma parceria para fabricar e vender carros de passeio e veículos comerciais leves na  China,  com  investimento  inicial de 935 milhões de euros e capacidade inicial de produção de 200 mil automóveis. A iniciativa permitirá à francesa Peugeot explorar o crescente mercado automotivo da  China  e tornar-se um grupo importante por lá. Também faz parte da estratégia da Peugeot reduzir sua dependência do mercado europeu em volume de vendas e lucros.

O executivo-chefe da Peugeot Citroën, Philippe Varin, assinou documentos criando a companhia com 50% de participação de cada companhia, junto com Xu Bin, presidente da China South Industries Group, principal acionista da Chang'an, em uma cerimônia em Paris. A fábrica será instalada na unidade da Chang'an em Shenzen, na província chinesa de Guangdong. As parceiras vão renovar uma linha de montagem desativada para a produção de veículos comerciais leves e vão construir uma nova linha de montagem para produzir os carros.

A Peugeot Citroën, segunda maior fabricante europeia de automóveis em volume, vendeu 176 mil veículos na China no primeiro semestre deste ano, 49% acima do mesmo período do ano passado, em um mercado que expandiu 27%. Mas sua participação de mercado continuou pequena, em 3,4%. Varin afirmou que pretende mais do que dobrar a participação de mercado, para cerca de 8%, em grande parte com a nova parceria, mas não detalhou uma data para esta meta.

Com capacidade de produção de 2,2 milhões de veículos por ano, a Chang'an é a terceira maior da China e possui joint ventures com a Ford e a Suzuki. A Peugeot Citroën também detém outra joint venture na China, com a Dongfeng Automobile. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosChinaEmpresasEmpresas francesasMontadorasPeugeot CitroënVeículos

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem