Negócios

Petroleiros da FUP anunciam greve na Petrobras

A FUP conta com 12 sindicatos, entre eles o Sindipetro Norte Fluminense, que representa funcionários da Bacia de Campos


	Petrobras: contrária ao plano de desinvestimentos na Petrobras, a FUP reivindica interrupção do processo de terceirização em curso na empresa
 (Getty Images)

Petrobras: contrária ao plano de desinvestimentos na Petrobras, a FUP reivindica interrupção do processo de terceirização em curso na empresa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2015 às 08h38.

São Paulo - Trabalhadores ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiram entrar em greve a partir das 15h de domingo por tempo indeterminado, após não conseguirem acordo com a Petrobras para uma série de reivindicações, informou o órgão sindical na noite de quinta-feira.

A FUP conta com 12 sindicatos, entre eles o Sindipetro Norte Fluminense, que representa funcionários da Bacia de Campos, responsável por mais de 70 por cento do petróleo produzido no Brasil.

Segundo a federação, a Petrobras não compareceu na quinta-feira a audiência realizada com o Ministério Público do Trabalho, o que demonstra desinteresse em buscar uma solução negociada.

Contrária ao plano de desinvestimentos na Petrobras, a FUP reivindica interrupção do processo de terceirização em curso na empresa e a retomada dos investimentos no país.

"Os cortes de investimentos, venda de ativos, interrupção de obras e paralisação de projetos impactam o desenvolvimento do país e a soberania nacional", disse.

Trabalhadores ligados a uma outra federação, a FNP, que congrega cinco sindicatos, iniciaram na quinta-feira uma greve que a princípio duraria 48 horas.

A paralisação da FNP também protesta contra o plano de venda de ativos da estatal. Segundo a Petrobras, o movimento não afetou a produção de petróleo e derivados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoCombustíveisGrevesSindicatos

Mais de Negócios

Na zona sul de SP, duas escolas separadas por abismos sociais constroem um modelo raro de integração

Estante Virtual aposta em loja física, eventos e Black Friday de livro usado

A marca brasileira de mobiliário de luxo que conquistou três continentes

Ele era músico de jazz — agora lidera uma startup que reduz demissões e movimenta milhões