Negócios

Petroleiros adiam decisão sobre início de greve

A nova data foi comunicada à estatal, que, segundo a FUP, aceitou e agendou uma rodada de negociações para a próxima quarta-feira


	Petróleo da Petrobras: a orientação é que os sindicatos realizem as assembleias de 05 a 10 de outubro
 (Sergio Moraes/Reuters)

Petróleo da Petrobras: a orientação é que os sindicatos realizem as assembleias de 05 a 10 de outubro (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 19h01.

Rio de Janeiro - Os petroleiros adiaram para a próxima quarta-feira o prazo para que a Petrobras apresente contraproposta salarial. Caso não haja avanços nas negociações, uma greve por tempo indeterminado pode ocorrer a partir do dia 11, disse a Federação Única dos Petroleiros (FUP) neste sexta-feira.

A nova data foi comunicada à estatal, que, segundo a FUP, aceitou e agendou uma rodada de negociações para a próxima quarta-feira.

A decisão de novo prazo foi tomada pelo Conselho Deliberativo da FUP em reunião realizada nesta sexta-feira. Segundo a entidade, na próxima quinta-feira, dia seguinte ao encontro com a Petrobras, está prevista uma nova reunião do Conselho Deliberativo para decidir sobre a greve.

A orientação é que os sindicatos realizem as assembleias de 05 a 10 de outubro para que os trabalhadores se posicionarem sobre o indicativo.

Até o momento, a entidade participou de três negociações com a estatal, sem que houvesse um acordo definitivo.

A estatal propôs 6,5 por cento de reajuste, com ganho real entre 0,9 e 1,2 por cento, mais gratificação. No entanto, a oferta foi rejeitada em todas as assembleias dos petroleiros, que pedem aumento real de 10 por cento.

Na última quarta-feira os petroleiros fizeram uma paralisação de 24 horas, com adesão de 90 por cento dos funcionários, para pressionar a estatal a apresentar nova proposta.

O movimento não provocou prejuízo às operações da Petrobras, segundo a estatal.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoGrevesDireitos trabalhistas

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam