Negócios

Petroleira Chevron firma parceria com venezuelana PDVSA

Companhia norte-americana vai trabalhar com a estatal para desenvolver um campo de gás natural


	Posto da Chevron: companhia vai trabalhar com a estatal da Venezuela em um campo na pronteira entre Venezuela e Trinidad e Tobago
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Posto da Chevron: companhia vai trabalhar com a estatal da Venezuela em um campo na pronteira entre Venezuela e Trinidad e Tobago (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2013 às 18h45.

Caracas - A Venezuela e Trinidad e Tobago disseram que a petroleira estatal da Venezuela PDVSA vai trabalhar com a empresa norte-americana Chevron para desenvolver um campo de gás natural, um dos três localizados na fronteira marítima dos países caribenhos.

O acordo ocorre depois de seis anos de conversas binacionais sobre como compartilhar as reservas de forma justa. A Venezuela quer desenvolver seus campos de gás negligenciados, em parte para alimentar a demanda por eletricidade que está pesando sobre sua rede de produção de energia hidrelétrica.

A joint-venture PDVSA-Chevron vai explorar o maior dos campos compartilhados, o bloco Loran-Manatee, disse o ministro de Energia da Venezuela, Rafael Ramirez, durante cerimônia nesta quarta-feira.

O campo Loran-Manatee tem reservas comprovadas de pouco mais de 10 trilhões de pés cúbicos (TCF). O acordo estabelece que 73,75 por cento pertence à Venezuela e o resto a Trinidad e Tobago.

O ministro não especificou quando a joint-venture começará a operar.

A PDVSA vai construir um gasoduto de cerca de 274 quilômetros do bloco Loran-Manatee até a Paria Peninsula, na costa da Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoIndústria do petróleoEmpresas americanasChevronEnergiaacordos-empresariaisJoint-ventures

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros