Negócios

Petrobras terá 15 iniciativas para melhorar eficiência

O programa inclui 31 plataformas, com idade de 13 a 30 anos de operação e produção de 450 mil barris por dia, cerca de 25% da produção total da empresa

Plataforma da Petrobras: Alguns campos gigantes incluídos no programa são Marlim e Albocora (Germano Lüders/EXAME.com)

Plataforma da Petrobras: Alguns campos gigantes incluídos no programa são Marlim e Albocora (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 16h00.

Rio - O Programa de Aumento de Eficiência Operacional da Bacia de Campos da Petrobras reúne 15 iniciativas de curto, médio e longo prazo. Para atender às necessidades do curto prazo, a empresa pretende, por exemplo, atuar para aumentar a disponibilidade de equipamentos pelo mercado fornecedor. Outras medidas estruturantes garantirão a manutenção da eficiência no longo prazo, como a padronização dos equipamentos utilizados.

"Substituir equipamentos não padronizados está nos tomando um tempo maior do que o imaginado. Queremos nos antecipar aos problemas, que apareciam em tempo mais rápido do que tínhamos capacidade de atender", afirmou a gerente executiva de Engenharia de Produção da Petrobras, Solange Guedes.

O programa inclui 31 plataformas, com idade de 13 a 30 anos de operação e produção de 450 mil barris por dia, cerca de 25% da produção total da empresa. Alguns campos gigantes incluídos no programa são Marlim e Albocora.

Para o gerente executivo de Exploração e Produção Sul/Sudeste da empresa, Erardo Barbosa, não há dificuldade da indústria em fornecer equipamentos para garantir a eficiência da produção. "O que houve foi um ganho de complexidade dos sistemas. Estamos melhorando a alocação de recursos, aprendendo a trabalhar com áreas tão maduras assim, aprendendo com outras indústrias no mundo. A questão não está relacionada ao mercado, mas à complexidade do sistema", disse o executivo.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEficiênciaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasgestao-de-negociosIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem