Negócios

Petrobras prevê elevar exportação de petróleo em mais de 50%

Produção de petróleo nos campos operados pela companhia no pré-sal atingiu em 11 de abril 800 mil barris de petróleo por dia, configurando novo recorde


	Petróleo: produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual
 (thinkstock)

Petróleo: produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 13h03.

Rio de Janeiro - A Petrobras prevê exportar média de 350 mil barris de petróleo por dia em 2015, uma alta de 51,2 por cento ante o ano passado, quando as exportações somaram 231,5 mil barris de petróleo por dia, informou um executivo da empresa nesta quarta-feira.

"A avaliação deste ano está na ordem de 350 mil barris de petróleo por dia, para 2015", afirmou o gerente de óleo cru da Petrobras, Fernando Colares Nogueira, ao apresentar uma palestra em evento de petróleo e gás, no Rio de Janeiro.

O executivo destacou que o principal destino do petróleo exportado será a Ásia, principalmente a China e a Índia, com o mercado norte-americano se tornando menos relevante, devido a alta produtividade do óleo e gás não convencionais ("shale"), nos EUA.

A produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual, embora tenha apresentado quedas consecutivas na relação mensal.

A extração no pré-sal tem impulsionado o crescimento anual.

A produção de petróleo nos campos operados pela companhia no pré-sal atingiu em 11 de abril 800 mil barris de petróleo por dia, configurando novo recorde.

Segundo Nogueira, o pré-sal é economicamente viável com os preços de petróleo previstos pela companhia para este ano e para o próximo.

Participação 

Com o crescimento da relevância dos sócios da Petrobras, o executivo também destacou, durante sua apresentação, que a companhia tem reduzido sua participação no total da exportação de petróleo do país.

De acordo com ele, a Petrobras é atualmente responsável por 50 por cento do petróleo exportado do Brasil, ante 70 por cento em 2011.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasComércio exteriorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasExportaçõesGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?