Negócios

Petrobras interliga mais um poço em Paraty

O poço na cidade de Paraty "acrescenta uma produção acima de 30 mil barris por dia de óleo no campo de lula", diz diretor


	Petrobras: diretor destacou crescimento de 2% ao mês da produção da empresa
 (Petrobras/Divulgação)

Petrobras: diretor destacou crescimento de 2% ao mês da produção da empresa (Petrobras/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 11h58.

Rio - O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, informou nesta segunda-feira, 11, que a companhia concluiu, no último fim de semana, a ligação de mais um poço à unidade FPSO Cidade de Paraty, no campo de Lula, na Bacia de Santos. Com o novo poço, a empresa estima um acréscimo de 30 mil barris de óleo por dia na produção do campo.

"Conseguimos interligar nesse final de semana o Lula 28, mais um poço no FPSO Cidade de Paraty, que acrescenta uma produção acima de 30 mil barris por dia de óleo em média na produção do campo de lula", afirmou o diretor, durante teleconferência dos resultados trimestrais com analistas.

Ainda de acordo com Formigli, a companhia conseguiu ampliar seus resultados de exportação de gás nas unidades FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, Cidade de Paraty, em Lula, e P-58, no Parque das Baleias, todos na Bacia de Santos.

Formigli destacou o crescimento de 2% ao mês da produção da empresa no segundo trimestre deste ano. Ele foi enfático ao afirmar que o segundo trimestre foi melhor do que o primeiro trimestre deste ano e do que 2013, contrariando críticas recentes de que a empresa não conseguirá crescer 7,5% a produção neste ano, em comparação ao passado.

A principal contribuição para o incremento do resultado no segundo trimestre foi a entrada da plataforma P-62, no campo de Roncador, em abril, o que elevou a produção para 2,019 milhões de barris por dia entre os blocos operados pela estatal. A produção exclusiva da Petrobras no mesmo mês foi de 1,933 milhão de barris por dia.

Ao fim do primeiro trimestre, em junho de 2014, a produção com parceiros chegou a 2,120 milhões de barris por dia e a sozinha, a 2,08 milhões de barris por dia.

FPSO

A FPSO Cidade de Mangaratiba, da Petrobras, deverá sair do estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), ainda esta semana, e a Cidade de Ilhabela deixará o estaleiros Brasa até o fim do mês, segundo o executivo. Ambas FPSOs começarão a produzir no quarto trimestre do ano.

"No segundo semestre, prevemos a interligação de 33 poços produtores e teremos incremento da frota, o que torna a previsão (de ampliar a produção em 7,5% neste ano) bastante concreta a factível de ser atingida", disse Formigli, em teleconferência para o detalhamento dos resultados financeiros e operacionais no segundo trimestre de 2014.

Além das plataformas flutuantes, o aumento da produção exigirá inclusão de PLSVs na frota. Formigli destacou a entrada de duas embarcações do tipo no segundo trimestre.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades