Negócios

Petrobras inicia fase vinculante para vender fatia de 10% na TAG

Os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento

Petrobras: as transação acontecem em meio a um amplo programa de desinvestimentos da estatal (Sergio Moraes/Reuters)

Petrobras: as transação acontecem em meio a um amplo programa de desinvestimentos da estatal (Sergio Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de março de 2020 às 19h44.

Última atualização em 15 de março de 2020 às 20h57.

A Petrobras iniciou a fase vinculante para a venda de sua participação remanescente de 10% na Transportadora Associada de Gás (TAG), informou a companhia em comunicado nesta sexta-feira.

Os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

A TAG detém atualmente autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 4,5 mil km de extensão, localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com capacidade instalada de 75 milhões de metros cúbicos por dia.

Os demais 90% da TAG foram vendidos pela Petrobras no ano passado para grupo formado pela elétrica francesa Engie e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), por 33,5 bilhões de reais.

A estatal também informou que iniciou o processo para a venda de mais dois parques eólicos no Rio Grande do Norte, nos quais tem como sócia a fabricante de equipamentos Wobben Windpower.

O processo de venda será realizado em conjunto pelas empresas, visando a negociação de 100% dos ativos, disse a Petrobras, que detém 49% nas usinas.

A transação acontece em meio a um amplo programa de desinvestimentos da Petrobras, que tem buscado focar esforços e recursos na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Em janeiro, a Petrobras já abriu processo para buscar interessados na aquisição de outras duas usinas eólicas no Rio Grande do Norte, os parques Mangue Seco 1 e Mangue Seco 2, nos quais tem como sócias Alubar e Eletrobras, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Petrobras

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner