Negócios

Petrobras inaugura Unidade Protótipo de Catalisadores

Com capacidade de produzir até 100 kg de catalisadores/dia, a Procat desenvolve com a Petrobras um projeto de pesquisa com três linhas de trabalho


	Sede da Petrobras: de acordo com a empresa, o Brasil é o único país da AL que produz catalisadores de FCC, o maior insumo das refinarias
 (AFP)

Sede da Petrobras: de acordo com a empresa, o Brasil é o único país da AL que produz catalisadores de FCC, o maior insumo das refinarias (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 13h33.

Rio de Janeiro - A Petrobras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) inauguraram nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat), voltada à pesquisa de novas tecnologias de preparo de catalisadores e seus componentes. O investimento é de R$ 27 milhões.

De acordo com a Petrobras, o Brasil é o único país da América Latina que produz catalisadores de FCC (fluid catalytic cracking ou craqueamento catalítico fluido), o maior insumo das refinarias.

Em breve, acrescentou a estatal, a FCC fabricará catalisadores de hidroprocessamento, fundamentais para combustíveis menos agressivos ao meio ambiente.

Com capacidade de produzir até 100 kg de catalisadores/dia, a Procat desenvolve com a Petrobras um projeto de pesquisa com três linhas de trabalho: catalisadores para craqueamento catalítico fluido (processo utilizado para transformar petróleos pesados, de pequeno valor, em derivados leves, de maior valor); catalisadores para abatimento de emissões de gás carbônico em processos industriais; e catalisadores para área de polímeros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEnergia

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner