Carlos Zeppini, presidente do grupo Zeppini, especializado em equipamentos para instalação de postos; Edimario Oliveira Machado, diretor da rede de postos de serviço da Petrobras; e Antonio Villela, revendedor do posto (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
Nesta quarta-feira (10), a Petrobras inaugurou, no Rio de Janeiro, o primeiro posto do país para recarga de veículos elétricos a partir de energia solar. Batizado de eletroposto, o empreendimento é resultado de um projeto pioneiro e desenvolvido com tecnologia 100% nacional.
O eletroposto atenderá a demanda de veículos elétricos que registra um crescimento anual estimado em 50%. Atualmente, as motos elétricas já formam uma frota de 300 unidades no país, das quais 180 estão na capital fluminense, onde circulam também duas dezenas de automóveis com a mesma característica ou híbridos.
Em nota, Edimario Oliveira Machado, diretor da rede de postos de serviço, explicou o objetivo do projeto: "Trata-se de mais uma iniciativa da Petrobras Distribuidora no sentido de consolidar seu compromisso de reduzir a emissão de dióxido de carbono, buscar a eficiência energética e estimular a pesquisa de energias renováveis."
Segundo ele, o eletroposto oferecerá recargas pontuais de 1h a 3h ou a troca de baterias descarregadas. Em geral, uma recarga completa permite uma autonomia média de 40 quilômetros para motocicletas e 60 quilômetros para um carro elétrico.