Negócios

Petrobras inaugura plataforma de petróleo na costa do ES

A previsão é que o pico de produção, de 100 mil barris por dia, seja atingido em fevereiro de 2013


	Plataforma da Petrobras: a plataforma está operando em uma profundidade de 1.221 metros d'água e a 80 quilômetros da costa do Espírito Santo
 (Ari Versiani/AFP)

Plataforma da Petrobras: a plataforma está operando em uma profundidade de 1.221 metros d'água e a 80 quilômetros da costa do Espírito Santo (Ari Versiani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 16h21.

Rio de Janeiro - A Petrobras inaugura oficialmente na terça-feira a plataforma Cidade de Anchieta, no campo de Baleia Azul, no complexo denominado Parque das Baleias, no pré-sal da porção capixaba da bacia de Campos.

A plataforma, instalada no poço 7-BAZ-02-ESS, iniciou sua produção em setembro, extraindo inicialmente 20 mil barris de petróleo por dia, informou a Petrobras em comunicado na época. Outros nove poços (seis produtores e três injetores de água) serão interligados à plataforma futuramente.

A previsão é que o pico de produção, de 100 mil barris por dia, seja atingido em fevereiro de 2013.

A unidade, tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás), destina-se à produção da camada pré-sal dos campos de Baleia Azul, Jubarte e Pirambu, localizados no Parque das Baleias, nos quais a Petrobras detém 100 por cento de participação.

A plataforma está operando em uma profundidade de 1.221 metros d'água e a 80 quilômetros da costa do Espírito Santo. Ela escoará o gás pelo gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no litoral capixaba.

O FPSO Cidade de Anchieta foi convertido em plataforma no estaleiro Keppel, em Cingapura.

A cerimônia de inauguração, na terça-feira, contará com a presença da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), além de diretores da Petrobras.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergia

Mais de Negócios

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett

Sin gluten, sin alcohol: el CEO de AB InBev viaja 180 días al año para conectarse con las tendencias