Negócios

Petrobras fecha empréstimo de US$ 5 bi com banco chinês

Além da operação, a Petrobras anunciou a assinatura de um contrato comercial para o fornecimento preferencial de 100 mil barris de óleo equivalente por dia

Petrobras: operação faz parte do plano da empresa de melhorar o perfil de amortização da dívida (Mario Tama/Getty Images)

Petrobras: operação faz parte do plano da empresa de melhorar o perfil de amortização da dívida (Mario Tama/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 09h30.

Última atualização em 5 de dezembro de 2017 às 09h56.

São Paulo - A Petrobras informou nesta terça-feira que assinou na véspera um contrato de financiamento de 5 bilhões de dólares com o China Development Bank (CDB), com vencimento em 2027, ao mesmo tempo em que anunciou pré-pagamento do saldo devedor de 2,8 bilhões de dólares de um empréstimo contratado com o banco em 2009.

A operação faz parte do plano da empresa de melhorar operfil da dívida, a maior de uma petroleira no mundo. O endividamento líquido da empresa somou 279,2 bilhões de reais ao final do terceiro trimestre, quando a empresa apontou aumento do prazo médio de pagamento.

O acordo com o CDB prevê o desembolso de metade do valor total em dezembro de 2017 e da outra metade em janeiro de 2018, quando também ocorrerá o pré-pagamento do saldo devedor referente ao empréstimo contratado em 2009 com o banco, informou a petroleira em nota.

A Petrobras prevê captações de 22 bilhões de dólares e pagamentos de amortizações de 31 bilhões de dólares em 2017, de acordo com estimativa revisada em meados do mês passado. A petroleira previa anteriormente 13 bilhões de dólares em captações e 21 bilhões de dólares em amortizações para este ano.

As transações visam trazer conforto financeiro para a empresa em 2018, quando provavelmente haverá mais volatilidade nos mercados devido às eleições.

Fornecimento de petróleo

Além da operação bancária, a Petrobras anunciou assinatura de contrato comercial com a Unipec Asia Company, estabelecendo o fornecimento preferencial de 100 mil barris de óleo equivalente por dia, atendidas as condições de mercado, pelo prazo de 10 anos.

Simultaneamente, haverá o encerramento antecipado do contrato comercial assinado com a Unipec Asia Company em 2009, com vencimento em 2019, para fornecimento preferencial de até 200 mil barris de óleo equivalente por dia.

Acompanhe tudo sobre:Empresas chinesasEmpréstimosPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise