Negócios

Petrobras estuda implantação de complexo gás-químico no Espírito Santo

A intenção é produzir fertilizantes nitrogenados, como ureia e amônia, além de metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 20h17.

Rio de Janeiro - A Petrobras estuda a possibilidade de implantar um complexo gás-químico no município de Linhares, no Espírito Santo. A intenção é produzir fertilizantes nitrogenados, como ureia e amônia, além de metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina.

Com isso, aumentaria a oferta interna de produtos gás-químicos, reduzindo a necessidade de importação. Hoje (8), a empresa assinou protocolo de intenções com o governo do Espírito Santo para avaliar as condições necessárias que viabilizarão o complexo.

A expectativa é que o complexo atraia a instalação de uma série de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e também da cadeia de produtos químicos, bem como empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos, locação de máquinas, entre outras.

O protocolo assinado prevê que a Petrobras buscará, na esfera federal, com apoio do estado do Espírito Santo e do município de Linhares, enquadramento do empreendimento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Repenec).

Os governos estadual e municipal se propuseram a empenhar-se na disponibilização do terreno já selecionado pela Petrobras para o empreendimento. “Para viabilização do complexo, entre outras ações, o estado se propõe a empenhar-se na concessão de incentivos fiscais e o município de Linhares, na concessão de tratamento tributário especial para as fases de implantação, ampliação, modernização e diversificação do complexo”, informou a estatal em nota.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'