Negócios

Petrobras estima 3,3 bi barris de petróleo em área de Libra

Na declaração encaminhada ao órgão regulador, o nome sugerido para o novo campo é Mero, disse a empresa

Petrobras: a Petrobras prevê a entrada em operação da próxima plataforma de Libra em 2020 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Petrobras: a Petrobras prevê a entrada em operação da próxima plataforma de Libra em 2020 (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de novembro de 2017 às 20h52.

Rio de Janeiro - A Petrobras apresentou nesta quinta-feira à agência reguladora do setor de petróleo no Brasil (ANP) a declaração de comercialidade na porção noroeste do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, apontando volume recuperável de 3,3 bilhões de barris de petróleo, informou a empresa em nota.

Na declaração encaminhada ao órgão regulador, o nome sugerido para o novo campo é Mero, disse a empresa.

Libra, considerada a maior reserva de petróleo do Brasil, foi a primeira área a ser licitada sob regime de partilha de produção no Brasil em 2013 --o bloco foi arrematado pelo consórcio liderado pela Petrobras, com participação de 40 por cento, em parceria com a anglo-holandesa Shell (20 por cento), a francesa Total (20 por cento), além das chinesas CNPC (10 por cento) e CNOOC Limited (10 por cento).

O primeiro óleo da área foi produzido nesta semana, por meio de um teste de longa duração, após atraso de alguns meses. Em sua última previsão, a Petrobras estimava iniciar a produção na região em julho deste ano.

Por outro lado, a entrega da declaração de comercialidade aconteceu dentro do prazo regulatório.

A Petrobras reiterou nesta quinta-feira que o consórcio planeja dar continuidade ao desenvolvimento da produção por meio de quatro novos sistemas de produção a serem instalados no campo de Mero e dará continuidade à fase exploratória do restante da área de Libra, cujo prazo foi estendido por mais 27 meses.

Em seu atual plano de negócios, a Petrobras prevê a entrada em operação da próxima plataforma de Libra em 2020. Entretanto, até o momento não conseguiu contratar o equipamento, devido a dificuldades encontradas para conseguir permissão para não cumprir percentuais de conteúdo local previstos em contrato.

O campo de Mero está localizado a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em águas ultra profundas e apresenta reservatórios de carbonato de alta qualidade com alta produtividade.

Durante a fase exploratória e de avaliação, oito poços de extensão foram perfurados na área do PAD, identificando reservatórios com óleo de boa qualidade e alto valor comercial, com 29 graus API.

Quanto maior o grau API, mais leve é considerado o petróleo. Atualmente, o grau API médio do Brasil gira em torno de 26,9º.

A Petrobras informou ainda que foi submetido à ANP o Relatório Final do Plano de Avaliação da Descoberta do poço 2-ANP-2A-RJS, descobridor do reservatório de Libra em 2010.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasCampo de LibraANP

Mais de Negócios

Gigante de departamentos no Reino Unido, M&S supera ataque hacker e mantém crescimento no varejo

Na pandemia, ele transformou seu hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025