Negócios

Petrobras e estatal portuguesa vão assinar novos acordos

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra na tarde de hoje (19), em Lisboa, com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e com o presidente Aníbal Cavaco da Silva, pouco antes da abertura da reunião de cúpula entre o Brasil e Portugal. Uma série de acordos serão assinados durante o encontro, centrados […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra na tarde de hoje (19), em Lisboa, com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e com o presidente Aníbal Cavaco da Silva, pouco antes da abertura da reunião de cúpula entre o Brasil e Portugal.

Uma série de acordos serão assinados durante o encontro, centrados na crescente cooperação entre os dois países. Um dos temas mais relevantes a serem tratados no encontro, segundo o governo português, são os novos acordos entre a Petrobras e a estatal portuguesa de petróleo, a Galp. As duas empresas estão avançando em projetos conjuntos de prospecção de petróleo em águas profundas no Brasil e também na produção e distribuição de biocombustíveis para o mercado europeu.

Nesta semana, em visita às obras de ampliação da Galp na localidade de Sines - o maior projeto industrial português da atualidade - o primeiro-ministro José Sócrates disse que a estatal de petróleo tem o objetivo de atender a necessidades do mercado nacional, reduzindo as importações e aumentando as exportações. A obra em Sines empregará 5 mil pessoas, até o final do ano.

Também são esperados, durante a 10ª Cimeira Brasil e Portugal, acertos para a realização de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e energias renováveis. Outra expectativa diz respeito à aproximação de empresários brasileiros e portugueses para associações em futuros negócios relacionados à realização, no Brasil, da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Estratégias para a maior projeção internacional da língua portuguesa e a organização de eventos culturais e artísticos em 2011 e 2012 também fazem parte da agenda de hoje em Lisboa.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasEuropaGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPiigsPortugal

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares