Negócios

Petrobras e PPSA assinam acordo em produção de jazida

O acordo se refere à jazida compartilhada de Tartaruga Mestiça, localizada na porção sul da Bacia de Campos


	Plataforma de exploração de petróleo na Bacia de Campos: a PPSA assina o acordo na qualidade de representante da União
 (Rich Press/Bloomberg)

Plataforma de exploração de petróleo na Bacia de Campos: a PPSA assina o acordo na qualidade de representante da União (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 10h32.

São Paulo - A Petrobras e a PPSA (Pré-Sal Petróleo) assinaram Acordo de Individualização da Produção (AIP) da jazida compartilhada de Tartaruga Mestiça, localizada na porção sul da Bacia de Campos.

O acordo estabelece as regras da execução conjunta das operações de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural da área, bem como as participações de cada uma das partes.

A PPSA assina o acordo na qualidade de representante da União, pois a área não contratada da jazida compartilhada localiza-se no Polígono do Pré-sal.

A jazida compartilhada de Tartaruga Mestiça encontra-se parcialmente na área sob o contrato de concessão BM-C-36 (operado pela Petrobras, com 100% de participação) e parcialmente em uma área não contratada no Polígono do Pré-sal.

Localiza-se a aproximadamente 125 km de Macaé (RJ), em lâmina dágua entre 650 e 1.200 metros, e irá produzir óleo e gás em reservatórios carbonáticos de Idade Albiana (pós-sal).

O desenvolvimento de Tartaruga Mestiça ocorrerá em conjunto com o campo de Tartaruga Verde, 100% da Petrobras, e prevê a instalação de uma Unidade Estacionária de Produção do tipo FPSO, além da perfuração de poços produtores e injetores.

O início da produção comercial do FPSO de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, por meio de poço no campo de Tartaruga Verde, está programado para 2017, conforme previsto pelo Plano de Negócios e Gestão para o período de 2014 a 2018.

Já o início da produção comercial do campo de Tartaruga Mestiça está programado para o primeiro semestre de 2018.

"O acordo define a Petrobras como operadora da jazida compartilhada, bem como prevê mecanismos de redeterminação das participações originalmente estabelecidas à medida que novas informações técnicas forem obtidas", informou a Petrobras, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O acordo, assinado na última sexta-feira, 31 de outubro, e o plano de desenvolvimento de Tartaruga Mestiça ainda serão sujeitos à aprovação da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

"Com a aprovação da ANP e o posterior início da produção, será garantida à União, por meio da PPSA, uma parcela do volume produzido de petróleo e gás natural", informou a estatal petroleira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergiaPré-sal

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett