Negócios

Petrobras descobre mais petróleo na Bacia de Santos

Novo reservatório, contendo significativo volume de óleo, foi encontrado a 2 000 metros de profundidade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras informou nesta quarta-feira (4/10) que foi descoberto um novo poço de petróleo na Bacia de Santos contendo "volume significativo de petróleo leve". De acordo com a companhia, testes realizados no local apontam vazão de 4 900 barris de petróleo e 150 000 metros cúbicos de gás natural por dia.

"Teremos que aguardar a Petrobras avaliar a capacidade do reservatório para estimar qual será o real impacto para os negócios da empresa. Mas sabemos que o resultado será positivo, já que possibilitará à companhia reduzir o volume de importações de óleo leve", afirma o analista da Ágora Corretora, Luiz Otávio Broad Nunes.

O petróleo leve é utilizado, juntamente com o óleo pesado, no refino de derivados como gasolina e diesel. "Com a queda na importação de petróleo leve, a Petrobras conseguirá reduzir seus custos de produção", diz o analista do Banco Pactual, Pedro Batista.

O óleo e o gás foram encontrados em um reservatório de alta produtividade, situado abaixo de uma camada de sal de 2 000  metros de espessura. Os estudos no local foram desenvolvidos por um consórcio composto em 65% pela Petrobras, 10% pela portuguesa Galp Energia e em 25% pela British Gas.

De acordo com a Petrobras, "investimentos adicionais serão necessários, inicialmente com a perfuração do primeiro poço de extensão, para a avaliação completa do volume de óleo do reservatório encontrado". Os valores e os prazos para início dos investimentos, no entanto, não foram divulgados.

 

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Esse é o maior arrependimento financeiro dos americanos — veja como evitá-lo

Esse erro ‘simples’ de US$ 10 mil pode custar a sobrevivência da sua empresa; veja qual é

Ser caipira é uma vantagem: o negócio deste casal cresceu 100% ao falar a língua do campo

Homem de 33 anos largou mundo corporativo e faturou US$ 220 mil em apenas 9 meses