Negócios

Petrobras cria comissão para apurar vazamento no caso Ipiranga

Informações privilegiadas podem ter vazado por um funcionário com alto cargo dentro de uma das empresas que adquiriu a Distribuidora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobrás anunciou na sexta-feira (23/3) a criação da Comissão Interna que investigará os fatos que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou sobre o suposto vazamento de informações privilegiadas na venda da Ipiranga.

O processo de aquisição feito pela Petrobrás, Ultra e Braskem levantou suspeitas de uso indevido de informação ao se constatar que 3 dias antes da compra (de 4 bilhões), no dia 16/3, a ação ordinária da Distribuidora Ipiranga aumentou 33,33% e a da Refinaria teve oscilação de 8,31%.

No dia 19/3, quando as empresas anunciaram a operação de compra, a CVM iniciou as investigações. O Mninistério Público e a Justiça Federal do Rio de Janeiro conseguiram bloquear a movimentação de venda de ações ordinárias da Ipiranga de um fundo de investimento estrangeiro e de uma pessoa física.

A forte suspeita de que a informação vazou por " funcionário de nível de gerência" de uma das empresas que adquiriu o grupo.  Ele já foi afastado do cargo. Além do gerente, outras duas pessoas físicas e um fundo de investimento americano tiveram suas contas bloqueadas. No total, 26 pessoas estão sendo investigadas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Não é disciplina nem sorte: esse é o segredo nº1 do jovem que ficou milionário antes dos 30

Um dia típico na vida do CEO que acorda às 4h30, odeia reuniões e pilota um helicóptero

Por que o valuation pode dizer mais do que o faturamento de uma empresa?

Bolha da IA? Essa empresa gaúcha nunca cresceu tanto ao abraçar a tecnologia