Negócios

Petrobras anuncia venda de participação em Bijupirá e Salema

A estatal anunciou a venda à PetroRio de sua participação de 20% nas concessões dos campos de Bijupirá e Salema, atualmente operados pela Shell


	Logotipo da Petrobras: campos estão localizados na Bacia de Campos
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Logotipo da Petrobras: campos estão localizados na Bacia de Campos (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 22h21.

São Paulo - A Petrobras anunciou na noite desta quarta-feira a venda à PetroRio (ex-HRT) de sua participação de 20 por cento nas concessões dos campos de Bijupirá e Salema, atualmente operados pela Shell, por 25 milhões de dólares como parte do Plano de Desinvestimento da estatal.

Os campos estão localizados na Bacia de Campos, em lâminas d'água variando de 480 metros a 850 metros, e têm produção diária média de 22 mil barris de óleo e de 325 mil metros cúbicos de gás associado. O óleo extraído é do tipo leve de 28 graus a 31 graus API.

Segundo a Petrobras, a operação está relacionada à otimização do portfólio na área de Exploração e Produção e alinhada ao Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

A Petrobras informou ainda que a conclusão da transação está sujeita à aprovação da cessão de direitos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Em comunicado separado, a PetroRio disse que já havia celebrado com a Shell um contrato de compra e venda para adquirir 80 por cento desses campos em janeiro.

Assim, após a aprovação da transação pelos órgãos reguladores, a companhia passará a deter 100 por cento de participação em Bijupirá e Salema e será a operadora dos campos.

Segundo a PetroRio, o valor total da transação será pago em dinheiro, sendo 20 por cento com recursos próprios e 80 por cento mediante operação de financiamento estruturado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergiaShell

Mais de Negócios

Eles transformaram uma loja de máquina de escrever num negócio de R$ 800 milhões comprando empresas

Accenture demite 11 mil pessoas e avisa: só permanece quem aprender inteligência artificial

Temporal faz Toyota paralisar produção em suas fábricas no Brasil; montadora é a 5ª maior do país

Bosch anuncia corte de 13 mil empregos e reforça crise da indústria automotiva alemã