Negócios

Petrobras afirma ter elevado reúso de água em 3 bi de litros

Estatal afirma que está implementando uma série de medidas para promover o uso racional e eficiente da água


	Plataforma da Petrobras: o volume adicional de reúso equivale a 3% de toda água consumida pelas refinarias da estatal
 (Germano Lüders/EXAME)

Plataforma da Petrobras: o volume adicional de reúso equivale a 3% de toda água consumida pelas refinarias da estatal (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 13h21.

São Paulo - A Petrobras afirma que está implementando uma série de medidas para promover o uso racional e eficiente da água em suas refinarias no Brasil.

"Essas ações propiciaram que o volume de água reusada subisse de 20,32 bilhões de litros em 2011 para 23,31 bilhões de litros em 2014", garante a estatal.

O volume adicional de reúso equivale a 3% de toda água consumida pelas refinarias da Petrobras no Brasil.

Segundo a petroleira, o montante seria suficiente para abastecer uma cidade de 75 mil habitantes por um ano, considerando uma média de consumo per capita de 110 litros por dia, o necessário para atender uma pessoa, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).

As ações de reúso envolvem tanto projetos de investimento quanto ações de mudança em procedimentos operacionais. Também foram adotadas medidas que proporcionaram maior eficiência no uso de água e vapor nas operações das refinarias, diz a estatal.

De acordo com a empresa, com as medidas a relação entre a quantidade de água consumida e o volume de petróleo processado caiu em 12,5% nos últimos três anos.

Em 2011, a Petrobras refinava 16,88 barris de petróleo com um litro de água. Em 2014, atingiu a marca de 19,31 barris de petróleo refinados para cada litro de água consumido.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões