Negócios

Pátria e Promon criam fundo de investimento em infraestrutura

Empresas querem captar recursos principalmente de investidores estrangeiros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2011 às 17h34.

Alguns dos sintomas mais nefastos - e também mais comuns - em tempos de crise são o cancelamento de projetos, o adiamento de investimentos e até o fechamento de empresas. Exemplos recentes não faltam, como o desaparecimento, em setembro, do banco de investimento Lehman Brothers e a situação dramática da General Motors.

Mas é justamente em meio a esse ambiente de incerteza que a empresa de engenharia Promon e o banco Pátria decidiram criar uma gestora de fundos de investimento com o objetivo de captar recursos - sobretudo no exterior - para financiar projetos em infra-estrutura no Brasil. Cada sócio terá metade do capital da nova empresa, já batizada de P2 Brasil.

O primeiro fundo, de 750 milhões de dólares, começará a captação no primeiro trimestre de 2009 e fará o primeiro investimento provavelmente até o fim de junho.

Pátria e Promon estudavam a criação da nova empresa há aproximadamente um ano. No início de setembro, estavam prestes a anunciar a sociedade ao mercado quando foram surpreendidos pela crise. "A mudança no cenário nos fez refletir e analisar a operação novamente, e concluímos que, apesar da crise, há muitas oportunidades na área de infra-estrutura", diz Octavio Castello Branco, sócio do Pátria.

Os fundos de investimento em infra-estrutura estão entre os que mais crescem no mundo. No Brasil, não há mais que cinco, mas a maioria investe em projetos já maduros, em pleno funcionamento, que garantem retorno de 10% a 12% ao ano.

Os fundos da P2 Brasil serão direcionados para projetos novos ou para a expansão de empreendimentos já existentes, e as principais áreas de atuação serão os setores de logística, petróleo e saneamento básico. Os sócios estimam que, depois de sete anos do início da captação, os empreendimentos estarão prontos e gerando receitas.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasEmpresasFundos de investimentoGestores de fundosMercado financeiroPromon

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem