São Paulo - A Volkswagen discutiu as principais medidas que está tomando para se ajustar ao mercado automobilístico atual. Entre as medidas, estão renovação de frota, facilitar o financiamento e ajustar a produção à demanda.
Para aumentar as vendas, as principais medidas citadas por Thomas Schmall, presidente da Volkswagen Brasil, são renovação da frota e melhorar as condições de financiamento.
Em relação à primeira medida, a montadora alemã apresentou novas versões de seus modelos no Salão do Automóvel em São Paulo, como Cross Up!, Cross Fox, Golf Variant R-Line e o novo Touareg V8rLine, utilitário esportivo que chega ao Brasil. Apresentou também o Golf híbrido GTE e o T-Roc.
Em segundo lugar, para melhorar as condições de compra do cliente, a Volkswagen irá conversar com os bancos para diminuir os custos de financiamento. Os custos de empréstimo dos bancos são muito altos, segundo Schmall, e acabam sendo transferidos para o consumidor.
Sobre o impacto do novo governo de Dilma Rousseff, Schmall está tranquilo. “Nenhuma montadora define investimento com base em um governo. Os investimentos são a longo prazo”, disse ele. Ele afirma também que, junto com outras montadoras, irá discutir com o governo Dilma medidas para acelerar o mercado.
As previsões do presidente nacional para o ano que vem, no melhor cenário, são de crescimento de 2% a 3%. “Ainda será um ano de ajuste”, afirma.
De 2012 a 2018, a companhia afirmou que o programa Mach18 irá investir R$10 bilhões, sendo que dois terços serão aplicados em renovação da frota e o restante em eficiência de processos produtivos.
Em maio, os trabalhadores do Paraná entraram em lay off. Os trabalhadores já se afastaram por quase o tempo total permitido, que é de cinco meses.
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen Brasil cita, no entanto, outras medidas para ajustar o estoque de carros – ainda mais alto do que o ideal – e a demanda. Banco de horas e férias coletivas são algumas das medidas para manter funcionários empregados e reduzir produção, citadas pelo presidente nacional.
“Vamos manter os empregos. Se entrarmos em uma situação de demissões, vai ser mais difícil ainda”, afirma Schmall, confiante no crescimento a longo prazo.
O Salão do Automóvel de São Paulo abre as portas para o público a partir do dia 30 de outubro e vai até 9 de novembro. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1.209.
-
1. Destaques de 2014
zoom_out_map
1/16 (Divulgação / Salão do Automóvel de São Paulo)
São Paulo – Durante duas semanas, os brasileiros apaixonados por
carros terão a oportunidade de ver de perto as principais novidades do mercado automobilístico mundial. No dia 30 de outubro, o
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre suas portas para o público geral, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na edição de 2014, 500 veículos ficam à mostra, dentre eles 150 lançamentos, de 41 marcas. Além disso, há será possível fazer test-drive, assistir a shows, competições com pilotos da Stock Car e até concorrer a um passeio de
Ferrari. O Salão de São Paulo está entre os cinco mais importantes do mundo, junto das versões de Frankfurt, Paris, Genebra e Detroit. Os organizadores do evento estimam um público de 750.000 pessoas até o dia 9 de novembro, último dia da feira. Os ingressos estão à venda no site da
Tickets for Fun e na bilheteria do Credicard Hall, em São Paulo. A seguir, você confere algumas das principais novidades da exposição.
-
2. Porsche Cayenne
zoom_out_map
2/16 (Divulgação / Salão do Automóvel de São Paulo)
Um dos destaques da Porsche nesta edição do Salão do Automóvel de São Paulo é o Cayene, que só será importado para o Brasil a partir do primeiro quadrimestre de 2015. O modelo teve os faróis, a grade, o para-choque, o capô e alguns detalhes do interior redesenhados. A versão apresentada é do tipo Turbo com motor V8 4.8 de 527 cavalos de potência.
-
3. Mitsubishi Lancer Evolution X
zoom_out_map
3/16 (Divulgação / Mitsubishi)
O Lancer Evolution X é uma das novidades da Mitsubishi no Salão deste ano. O modelo 2015 foi pensado exclusivamente para o mercado brasileiro e é equipado com motor turbo de 340 cavalos de potência. No design, o carro traz um visual mais esportivo e apresenta nova pintura, com para-choque dianteiro e rodas na cor grafite.
-
4. Lexus NX 200t
zoom_out_map
4/16 (Divulgação / Lexus)
Um dos destaques da Lexus, segmento de luxo da Toyota, é o modelo NX 200t, que está sendo exibido pela primeira vez na América Latina. O SUV compacto deverá ser lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2015 e é equipado com motor 2.0 turbo de injeção direta e 238 cavalos de potência.
-
5. Mitsubishi Pajero TR4 O’Neill
zoom_out_map
5/16 (Divulgação / Mitsubishi)
A Pajero TR4 O’Neill, apresentada nesta edição do Salão do Automóvel de São Paulo, faz parte de uma série limitada do carro da Mitsubish. Serão lançadas apenas 600 unidades do modelo, assinado pela grife de surfwear O’Neil, caracterizada pelo estilo de vida esportista e aventureiro. O design traz um novo para-choque de impulsão, para encarar melhor os trechos off-road, e logotipos da marca de roupas nas portas e vidros traseiros, além da plaqueta no painel, numerada e assinada por de Jack O’Neill, fundador da companhia.
-
6. Lifan X50
zoom_out_map
6/16 (Divulgação / Lifan)
A marca chinesa Lifan trouxe ao Salão do Automóvel de São Paulo o modelo X50, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2015, ainda sem data certa para lançamento. O utilitário esportivo compacto traz um motor 1.5 16V a gasolina e é capaz de gerar 103 cavalos de potência.
-
7. Volkswagen Touareg R-Line
zoom_out_map
7/16 (Divulgação / Volkswagen)
Uma das novidades mais importantes da Volkswagen neste Salão do Automóvel é o novo Touareg R-Line. O carro está sendo apresentado pela primeira vez na América Latina e tem mudanças no design e na tecnologia, como o sistema de segurança Pro Active (de proteção proativa dos passageiros) e os freios com Multicollision Brake (para evitar choques secundários em acidentes). O modelo vem com motor V8 FSI 4,2 litros, de 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic.
-
8. Toyota Hilux Limited Edition
zoom_out_map
8/16 (Divulgação / Toyota)
No segmento 4X4, a grande novidade da Toyota é a Hilux Limited Edition, série especial criada com base na versão SRV Top Diesel 4x4. Esta linha especial é voltada para os consumidores que gostam de exclusividade e, por isso, só serão produzidas 3.000 unidades no país. Com vendas marcadas para novembro, o carro estará disponível nas cores preta e branca, com um novo pacote de acessórios personalizados.
-
9. Suzuki S-Cross
zoom_out_map
9/16 (Divulgação / Suzuki)
Outra novidade do Salão do Automóvel é o crossover Suzuki S-Cross, que traz motor de 1.6l e tecnologia AllGrip, de tração nas quatro rodas, criada para diferentes terrenos e performance do carro. Além de equipamentos voltados para a segurança, o carro tem também um espaço interno amplo, com porta-malas de 440 litros.
-
10. Volvo V40 Comfort
zoom_out_map
10/16 (Divulgação / Volvo Cars)
Um dos principais modelos da Volvo, o V40 chega ao Salão do Automóvel em sua nova versão Comfort. O hatchback vem agora com motorização 2.0 turbo de cinco cilindros e 180 cavalos de potência. Com a preocupação de sempre com a segurança, a Volvo incluiu diversos itens de série ao modelo, como sete airbags, sistema City Safety, e controles de tração e estabilidade. O V40 Comfort ainda traz bancos de couro e o Sensus Connect, sistema que reúne entretenimento, informações e um conjunto de serviços integrado às funções do carro.
-
11. Honda CR-V 2015
zoom_out_map
11/16 (Divulgação / Honda)
O utilitário esportivo CR-V, da Honda, chegou à versão 2015 com um ar robusto, novo formato dos faróis e para-choque redesenhado, na frente e atrás. O motor continua sendo 2.0 i-VTEC com tecnologia FlexOne e, quanto à tração, há duas versões: 4X2 e 4X4. Por dentro, o carro também traz novo design mais sofisticado e tecnologias aperfeiçoadas, incluindo uma central multimídia com tela de 7" touch screen e câmera de ré com sistema multivisão.
-
12. Peugeot 2008
zoom_out_map
12/16 (Divulgação / Quatro Rodas)
O modelo 2008 da Peugeout está à mostra pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel e deverá chegar ao mercado do país no primeiro trimestre de 2015. O crossover terá motor THP flex de 173 cavalos de potência e o câmbio pode ser manual, de seis marchas, ou automático.
-
13. Mercedes-Benz Touring
zoom_out_map
13/16 (Divulgação / Mercedes-Benz)
Pela primeira vez, o Touring, nova versão do modelo Classe C, da Mercedes-Benz, é exibido no Brasil. A geração mais recente da perua, chamada Estate no exterior, tem várias opções de motorização, que pode ser de quatro ou seis cilindros, com potências que vão de 115 a 333 cavalos.
-
14. Ford Mustang 2015
zoom_out_map
14/16 (Divulgação / Ford)
Nesta edição do Salão do Automóvel, a Ford apresentou pela primeira vez no Brasil o Mustang 2015, cujas versões são V8 fastback e conversível. O carro tem motor 5.0 V8 e apresenta nada menos do que 440 cavalos de potência. A montadora afirma que o modelo pode começar a ser importado para o Brasil, mas ainda não deu data para o início das vendas.
-
15. Mercedes-Benz S63 AMG Coupé
zoom_out_map
15/16 (Divulgação / Mercedes-Benz)
Outro lançamento da Mercedes-Benz no Brasil é o S63 AMG Coupé, que chama a atenção não só pelo desempenho e design, mas também por ter cristais Swarovski aplicados nos faróis. Além de belo, o carro é equipado com motor V8 biturbo, que entrega potência de 585 hp.
-
16. BMW X4
zoom_out_map
16/16 (Divulgação / BMW)
Uma das principais novidades que a BMW trouxe para esta edição do Salão do Automóvel é o modelo X4, que estreia no mercado brasileiro no próximo mês. O carro, apesar de compacto, abriga até cinco pessoas confortavelmente e tem transmissão automática de oito velocidades. O X4 traz tecnologias avançadas, dentre elas o Sistema de navegação Professional e o controle de cruzeiro, com função de freio e câmera traseira. Serão duas opções de motorização: o BMW X4 xDrive28i, com motor de quatro cilindros (2.0L) em linha, que custará 264.950 reais, e o topo de linha BMW X4 xDrive35i, com motor de seis cilindros (3.0L), a ser vendido por 314.950 reais.