Negócios

Para presidente da Telefônica, Anatel terá mais foco econômico

Fernando Xavier Ferreira, presidente da Telefônica, operadora de telefonia fixa de São Paulo, afirmou nesta terça-feira acreditar que a mudança de comando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mudará também o perfil do órgão regulador, que "passará ter maiores preocupações econômicas, sem deixar de lado suas fortes características técnicas e de transparência". Segundo Xavier, o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Fernando Xavier Ferreira, presidente da Telefônica, operadora de telefonia fixa de São Paulo, afirmou nesta terça-feira acreditar que a mudança de comando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mudará também o perfil do órgão regulador, que "passará ter maiores preocupações econômicas, sem deixar de lado suas fortes características técnicas e de transparência".

Segundo Xavier, o setor de telecomunicações brasileiro, que vive situação econômica delicada, precisa de cuidados para se manter estável. "Preços competitivos, qualidade e pluralidade de serviços nós já conseguimos. Agora o setor de ser estruturado para tornar a continuidade disso possível", diz ele.

O novo presidente da Anatel --que foi comandada desde sua criação por Renato Guerreiro-- será o engenheiro e economista Luiz Guilherme Schymura de Oliveira. O nome foi anunciado ontem (08/04) pelo ministro das Comunicações, Juarez Quadros.

Schymura, 41 anos, carioca, é engenheiro eletricista, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em economia pela Fundação Getúlio Vargas e pós-doutorado, também em economia, pela Wharton School of the University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. Foi consultor da Kolynos do Brasil e do Banco Mundial, coordenador do Programa Nacional de Acompanhamento do Mercado de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do trabalho de modelagem para a privatização de Furnas Centrais Elétricas.

Elaborou, também, pareceres econômicos sobre a compra da Kolynos pela Colgate e sobre a joint venture da Rhodia e da Hoechst do Brasil Química, ambos escritos em parceria com Mário Henrique Simonsen. O nome de Schymura para a presidência da Anatel já foi aprovado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que enviará uma mensagem ao Senado indicando o economista para ser sabatinado.




Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Distribuidora de lubrificantes azeita expansão com sua nova sede no PR

Do Piauí ao mundo: Como um colégio de Teresina virou referência em aprovações no ITA e no exterior

Como uma marca de jeans saiu de US$ 100 mil para US$ 16 mi sem gastar com anúncios

De sem-teto a CEO da IA: como o TikTok virou o motor do seu império financeiro