KYIV, UKRAINE - 2022/10/01: A man drinks sweet soda water near the McDonald's restaurant after the chain reopened in Kyiv. Fast food chain McDonalds has reopened 10 restaurants in Kyiv, resuming their dine-in service for the first time after they closed all their restaurants in February 2022 as a result of the Russian invasion of Ukraine. (Photo by Oleksii Chumachenko/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) ( Oleksii Chumachenko/SOPA Images/LightRocket /Getty Images)
Freelancer
Publicado em 24 de julho de 2025 às 07h34.
De olho no sucesso de redes como Starbucks, o McDonald’s vai lançar uma linha de cafés gelados, refrescos e as chamadas “dirty sodas” — refrigerantes incrementados com frutas secas e xaropes saborizados.
A novidade, segundo o The Wall Street Journal, será testada em cerca de 500 restaurantes nos Estados Unidos a partir de setembro, com foco em atrair consumidores mais jovens e disputar espaço no mercado de bebidas premium. Entre as opções estão o Creamy Vanilla Cold Brew e o Popping Tropic Refresher.
“As tendências estão todas apontando para o mesmo lugar e podemos dizer que isso é impulsionado pela Geração Z”, afirmou Charlie Newberger, chefe da divisão de bebidas e sobremesas da rede.
O movimento do McDonald’s reflete uma mudança no setor: redes especializadas em bebidas e lanches cresceram 9,6% em 2024 nos EUA, segundo a consultoria Technomic. Os números refletem o maior avanço entre todas as categorias de restaurantes. Hambúrgueres ainda vendem mais, mas cresceram apenas 1,4% no mesmo período.
Além de atrair um público mais jovem, as bebidas oferecem margens de lucro maiores, segundo executivos. A empresa estima que o mercado de bebidas geladas e especiais pode movimentar até US$ 100 bilhões em regiões como EUA, Canadá, Austrália e Europa, de acordo com o WSJ.
A concorrência direta agora inclui não só redes tradicionais de café, como Starbucks e Dutch Bros, mas também o Burger King, KFC e Taco Bell, que vêm lançando linhas próprias de bebidas.
A rede também pretende testar a nova linha de bebidas fora dos EUA, adaptando os sabores a cada mercado. Segundo Newberger, europeus tendem a preferir bebidas com limão, laranja e hortelã, enquanto o gosto americano favorece frutas vermelhas e cítricas.
Com foco inicial em Wisconsin e Colorado, a reportagem destaca que o McDonald’s quer agir rápido para transformar os testes em expansão. “Existe uma sensação de urgência da nossa parte para entrar nesse mercado”, afirmou o executivo.