Negócios

Pão de Açúcar exalta base de capital sólida da ViaVarejo

Em comunicado à CVM, o grupo ressaltou ainda que a ViaVarejo é uma empresa independente e com admininistração própria

A ViaVarejo - formada por Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom - é responsável por quase 45% das vendas do Grupo Pão de Açúcar (Germano Lüders/EXAME)

A ViaVarejo - formada por Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom - é responsável por quase 45% das vendas do Grupo Pão de Açúcar (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 18h37.

São Paulo - O Grupo Pão de Açúcar afirmou em comunicado ao mercado na sexta-feira à noite que sua controlada ViaVarejo, responsável pelas operações de eletroeletrônicos e comércio eletrônico, tem uma "estrutura de capital sólido e no caminho de seu crescimento".

O grupo ressaltou ainda que a ViaVarejo é uma empresa independente e com admininistração própria, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de sexta-feira.

No meio da semana, em entrevista durante o Reuters Latin American Investment Summit, o vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, disse que o suporte do grupo era importante para a ViaVarejo, com a operação com o negócio de alimentos tendo sido apontada como estratégica. A ViaVarejo é formada por Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom.

Os comentários do executivo do Pão de Açúcar levaram a família Klein, antiga dona da Casas Bahia e detentora de 47 por cento do capital da ViaVarejo, a se manifestar, afirmando que "a empresa opera com bons resultados e é responsável por 45 por cento das vendas do Grupo Pão de Açúcar".

Os Klein enviaram carta à CVM mostrando preocupação em relação às declarações do executivo do Pão de Açúcar. Segundo os Klein, as afirmações "colocaram em dúvida a capacidade da ViaVarejo de sobreviver de forma isolada no mercado, sem o apoio de sua controladora".

As famílias Diniz, do Pão de Açúcar, e Klein anunciaram em dezembro de 2009 acordo para uma associação envolvendo a então Globex (dona do Ponto Frio) e Casas Bahia. Pouco tempo depois, o negócio foi paralisado com os Klein tentando obter condições mais favoráveis. A fusão foi retomada em julho de 2010, mas a relação entre os sócios ficou mais complicada.

Acompanhe tudo sobre:Casas BahiaComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas francesasGlobexPão de AçúcarPonto FrioSupermercadosVarejoVia Varejo

Mais de Negócios

Quanto Katy Perry gastou para ir ao espaço? Veja patrimônio da cantora

Quais são os 15 maiores supermercados em Santa Catarina e quanto eles faturam? Veja a lista de 2025

Quais são os 15 maiores supermercados em São Paulo e quanto eles faturam? Veja a lista de 2025

Quais são os 15 maiores supermercados no Brasil e quanto eles faturam? Veja a lista