Negócios

Panasonic é investigada sobre eventual caso de corrupção

O governo americano investiga se uma filial da empresa pagou propinas no exterior, com o objetivo de facilitar transações comerciais

Panasonic: a investigação está centrada na Panasonic Avionics Corporation (PAC), uma filial com sede em Lake Forest
 (Michele Tantussi/AFP)

Panasonic: a investigação está centrada na Panasonic Avionics Corporation (PAC), uma filial com sede em Lake Forest (Michele Tantussi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 09h55.

Washington - O governo americano tenta determinar se uma filial da japonesa Panasonic pagou propinas no exterior, com o objetivo de facilitar transações comerciais, informa o Wall Street Journal.

Segundo o jornal, que cita documentos da empresa, a investigação está centrada na Panasonic Avionics Corporation (PAC), uma filial com sede em Lake Forest, California, que desenvolve sistemas de comunicação e entretenimento para as companhias aéreas.

Dezenas de executivos e funcionários da Panasonic que trabalham na Ásia, Europa e Oriente Médio receberam avisos do governo americano, que citam a lei de 1977 (Foreign Corrupt Practices Act), que proíbe o pagamento a representantes de governos estrangeiros para obter ou conservar mercados.

A lei de 1977 é aplicada de forma conjunta pelas autoridades da Bolsa americana (SEC) e o Departamento de Justiça.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)CorrupçãoEscândalosFraudesPanasonic

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam