Negócios

País registra 63 fusões e aquisições em agosto, diz PwC

"Apesar da leve queda no período, o ano de 2013 segue a série histórica do patamar estabelecido desde 2010", destaca a consultoria


	Pessoa retira dinheiro do bolso: investidores nacionais reforçaram sua presença no total de negócios, somando 268 transações entre janeiro e agosto
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Pessoa retira dinheiro do bolso: investidores nacionais reforçaram sua presença no total de negócios, somando 268 transações entre janeiro e agosto (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 16h21.

São Paulo - O Brasil registrou 63 fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) no mês de agosto, acumulando 525 transações nos primeiros oito meses de 2013, segundo a PwC. Em 2012, o número de negócios foi de 536.

"Apesar da leve queda no período, o ano de 2013 segue a série histórica do patamar estabelecido desde 2010", destaca a consultoria.

Os investidores nacionais reforçaram sua presença no total de negócios, somando 268 transações entre janeiro e agosto, representando 57% do total. Os estrangeiros seguem com 202 transações entre compra de participações minoritárias e majoritárias, obtendo 43% do mercado.

As compras de participações majoritárias (aquisições) representam 55% (289) do total de negócios registrados nos oito primeiros meses, enquanto que as compras de participações minoritárias (compras) correspondem a 34%. Em menor volume aparecem as joint ventures (5%), as fusões (3%), as incorporações (2%) e as cisões, com menos de 1%.

Pelo segundo mês consecutivo, o setor de serviços auxiliares liderou o ranking de atividades, com 80 negócios entre janeiro e agosto, representando 15% do total. O segmento de TI vem em segundo, com 64 transações (12%). Em terceiro aparece o setor de varejo, com 51 negócios e 10% do mercado.

Setores como educação, logística, transporte e saúde somam 159 transações, com 30% de participação.

Seguindo o padrão de 2013, agosto contou com 30 atuações de fundos de private equity no mercado de M&A, com presença em cerca de 48% das transações anunciadas.

Dentre os principais negócios fechados no mês passado, a PwC destaca a compra da faculdade FMU pela Laureate Education, no valor de R$ 1 bilhão e a aquisição de parte da LLX pela EIG Global, por R$ 1,3 bilhão.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFusões e AquisiçõesNegociaçõesPwC

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam