Negócios

Larry Page anuncia que Google terá estrutura "mais comum"

Ele criou um novo cargo para supervisionar as áreas de produtos da empresa, que fica bem abaixo da presidência na hierarquia. Nova estrutura é "mais ortodoxa"


	Larry Page: presidente do Google transferiu algumas de suas funções para Sundar Pichai
 (Getty Images)

Larry Page: presidente do Google transferiu algumas de suas funções para Sundar Pichai (Getty Images)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 14h55.

São Paulo - Larry Page, presidente do Google, transformará a gigante de tecnologia em uma empresa "mais comum" – mas só em termos de estrutura. É o que ele anuncia em um comunicado divulgado recentemente aos funcionários.

O documento, que teve trechos divulgados pelo The Wall Street Journal, informa a promoção do vice-presidente sênior Sundar Pichai a um cargo recém-criado na companhia. Ele agora será responsável por supervisionar a maioria das áreas de produtos-chave da empresa. A mudança foi anunciada em primeira mão pelo site de tecnologia Re/Code.

O novo desenho, conforme Page diz no memorando, permitirá a tomada de "decisões mais rápidas, melhores" e faz parte da estratégia do Google para continuar inovando.

"À medida que você envelhece, mesmo quando você ainda é um adolescente como o Google [que tem 16 anos], você precisa trabalhar duro para se manter inovador. A inovação é confusa, um processo de ruptura, e as pessoas tendem a ficar mais confortáveis fazendo o que elas sempre fizeram, mas com alguns pequenos ajustes", escreveu.

Com a criação do novo cargo, muitas pessoas deixarão de responder diretamente a Page, o que o "libertará" para focar na organização como um todo, conforme ele mesmo escreveu. Agora, além de trabalhar com Pichai na área de produtos-chave, ele resolverá questões de negócios e também supervisionará o departamento de "novos investimentos em acesso e energia".

"O horizonte da tecnologia é muito amplo e complexo hoje e Sundar tem a tremenda habilidade de ver o que está à frente e mobilizar e mobilizar equipes em torno de coisas superimportantes", disse Page no texto, justificando a decisão de colocar o executivo no comando do novo cargo.

No comunicado, Page reforça ainda que o Google não é uma empresa convencional e não pretende se tornar uma, mas que sua estrutura antiga, apesar de menos ortodoxa, era complicada porque muitas decisões acabavam sendo tomadas só por ele.

"Nossa nova abordagem é uma estrutura corporativa mais comum... escalável, focada e que permite rápidas tomadas de decisões. Isso é o que nós precisamos agora para que o Google continue inovador, mantenha nossa velocidade e construa excelentes produtos".

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosGoogleLarry PagePersonalidadesReestruturaçãoTecnologia da informação

Mais de Negócios

Maria Isabel Antonini assume como CEO do G4 Educação no lugar de Tallis Gomes

Elon Musk ou Steve Jobs? Responda perguntas e veja qual seu estilo de inovação

De vencedora a vencida: o que a queda da Blockbuster para Netflix revela sobre liderança e inovação

Ele transformou a empresa num "grande laboratório de testes". Hoje, faz R$ 217 milhões e mira o IPO