-
1. Uma caixinha de negócios
zoom_out_map
1/17 (Tom Pennington/Getty Images)
São Paulo – Ser dono de uma equipe esportiva já foi considerado apenas um luxo frívolo de ricaços que não sabiam mais o que fazer com seu dinheiro. Um número crescente de bilionários está percebendo, porém, que, mais do que alegria, o esporte pode render bons lucros com os direitos de transmissão, aluguel de arenas, ingressos e licenciamentos, entre outros. Veja, a seguir, os proprietários de clubes mais ricos do mundo,
segundo a Forbes.
-
2. 1.Mukesh Ambani
zoom_out_map
2/17 (Anesh Debiky / Gallo Images/Getty Images)
Time: Mumbai Indians
Esporte: críquete
Fortuna: 21,5 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 22º
Mukesh Ambani é dono do grupo Reliance Industries, com foco nos setores petroquímico, óleo e gás. O Mumbai Indians é uma das principais equipes de críquete da Índia, onde o esporte é uma paixão nacional.
-
3. 2.Rinat Akhmetov
zoom_out_map
3/17 (Scott Heavey/Getty Images)
Time: Shakhtar Donetsk
Esporte: futebol
Fortuna: 15,4 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 47º O ucraniano Rinat Akhmetov é considerado um self-made-man. Filho de um mineiro, ele fez fortuna com negócios nas áreas de carvão e aço, entre outros. Apaixonado por futebol, é dono do Shakhtar Donetsk, único clube ucraniano a vencer a Copa da UEFA, em 2009.
-
4. 3.Paul Allen
zoom_out_map
4/17 (Mike Ehrmann/Getty Images)
Time: Seattle Seahawks
Esporte: futebol americano
Fortuna: 15 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 53º Paul Allen fez fortuna ao fundar, junto com Bill Gates, a Microsoft e ainda continua investindo em empresas de tecnologia, imóveis e energia. Seu time de futebol americano conquistou sete títulos regionais, sendo o último em 2010.
-
5. 4.Mikhail Prokhorov
zoom_out_map
5/17 (Al Bello/Getty Images)
Time: Brooklyn Nets
Esporte: basquete
Fortuna: 13 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 69º Mikhail Prokhorov fez fortuna com investimentos em várias áreas, mas sacudiu mesmo a Rússia ao se candidatar a presidente da Rússia, enfrentando Vladimir Putin em 2012. Ele assumiu o controle do time de basquete em 2009, e ainda reuniu 700 milhões de dólares para erguer uma nova arena.
-
6. 5.Romam Abramovich
zoom_out_map
6/17 (Julian Finney/Getty Images)
Time: Chelsea
Esporte: futebol
Fortuna: 10,2 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 107º A base da fortuna de Roman Abramovich são os investimentos e a siderurgia. Já o Chelsea dispensa apresentações, e é o clube em que jogam atualmente os brasileiros David Luiz, Ramires e Oscar.
-
7. 6.Phil Anschutz
zoom_out_map
7/17 (Harry How/Getty Images)
Time: Los Angeles Lakers
Esporte: basquete
Fortuna: 10 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 109º Phil Anschutz tem negócios em ferrovias, petróleo e telecomunicações, mas suas maiores tacadas estão no setor de entretenimento. Ele controla algumas das maiores casas de shows do mundo. Já seu time, o Los Angeles Lakers, é um dos mais famosos dos Estados Unidos, contando com torcedores célebres, como Jack Nicholson.
-
8. 7.Silvio Berlusconi
zoom_out_map
8/17 (Claudio Villa/Getty Images)
Time: AC Milan
Esporte: Futebol
Fortuna: 6,2 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 194º O italiano Silvio Berlusconi dispensa apresentações, bem como o time que controla. O AC Milan é um dos principais clubes do país, contando com os brasileiros Robinho e Gabriel.
-
9. 8.Margarita Louis-Dreyfus
zoom_out_map
9/17 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)
Time: Olympique Marseille
Esporte: Futebol
Fortuna: 6 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 198º Margarita é a única mulher na lista dos dez maiores bilionários donos de equipes esportivas. Herdeira da gigante francesa de agronegócios Louis Dreyfus, ela controla o Olympique Marseille, que conta com o brasileiro Lucas Mendes.
-
10. 9.Charles Johnson
zoom_out_map
10/17 (Christian Petersen/Getty Images)
Time: San Francisco Giants
Esporte: beisebol
Fortuna: 5,7 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 211º Charles Johnson controla uma das maiores gestoras de fundos dos Estados Unidos. Nas horas vagas, administra o San Francisco Giants, fundado em 1883. A equipe é uma das duas a vencer campeonatos em três séculos: XIX, XX e XXI.
-
11. 10.Mick Arison
zoom_out_map
11/17 (Nick Laham/Getty Images)
Time: Miami Heat
Esporte: basquete
Fortuna: 5,7 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 211º Herdeiro e presidente da empresa de cruzeiros Carnival Cruises, Mick Arison precisou administrar a crise gerada pelo naufrágio do Costa Concórdia, em fevereiro do ano passado. Sua equipe de basquete, o Miami Heart, é a sexta mais valiosa da liga americana, segundo a Forbes, avaliada em 625 milhões de dólares.
-
12. 11.Richard DeVos
zoom_out_map
12/17 (Getty Images)
Time: Orlando Magic
Esporte: basquete
Fortuna: 5,1 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 239º Richard DeVos, um dos criadores da Amway, mostra que também sabe ganhar dinheiro no mundo dos esportes. Ele comprou o Orlando Magic em 1991 por 85 milhões de dólares. Atualmente, o clube vale 470 milhões e é o 14º mais valioso da NBA, segundo a Forbes.
-
13. 12.Stan Kroenke
zoom_out_map
13/17 (Otto Greule Jr/Getty Images)
Times: St. Louis Rams, Arsenal, Denver Nuggets e Colorado Avalanche
Esporte: diversos
Fortuna: 5 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 248º Pelo que se vê, Stan Kroenke realmente gosta de investir em esportes. Com uma fortuna baseada no mercado imobiliário, ele é dono, por exemplo, do Arsenal, um dos mais tradicionais clubes de futebol da Inglaterra. Já o St. Louis Rams é o 31º time de futebol americano mais valioso, segundo a Forbes, avaliado em 780 milhões de dólares.
-
14. 13.Malcolm Glazer e família
zoom_out_map
14/17 (Alex Livesey/Getty Images)
Time: Manchester United e Tampa Bay Buccaneers
Esporte: diversos
Fortuna: 4,4 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 286º A origem da fortuna de Malcolm Glazer é o mercado imobiliário, mas, atualmente, o Manchester United também é um belo negócio. A equipe de futebol é a mais valiosa do mundo, segundo a Forbes. Em janeiro deste ano, o clube foi avaliado em 3 bilhões de dólares.
-
15. 14.Stephen Ross
zoom_out_map
15/17 (Jim Rogash/Getty Images)
Time: Miami Dolphins
Esporte: futebol americano
Fortuna: 4,4 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 286º Stephen Ross é outro bilionário que deve sua fortuna ao mercado imobiliário. Seu timer de futebol americano, o Miami Dolphins, também se mostrou um bom negócio. No ano passado, a Forbes avaliava a equipe em 1,06 bilhão de dólares.
-
16. 15.Joe Lewis
zoom_out_map
16/17 (Clive Rose/Getty Images)
Time: Tottenham Hotspur
Esporte: futebol
Fortuna: 4,2 bilhões de dólares
Posição na Forbes: 308º Joe Lewis começou sua fortuna negociando moedas e ainda é um dos principais investidores no mercado de futuros. Na arena esportiva, é dono do Tottenham, um dos mais tradicionais clubes britânicos, cujo valor é estimado pela Forbes em 564 milhões de dólares.
-
17. Veja agora
zoom_out_map
17/17 (Bel Pedrosa)