Os hotéis 5 estrelas em sustentabilidade pelo mundo
Eles são um luxo em serviço, mas também em ecoeficiência energética e baixo impacto ambiental. Conheça oito hotéis ao redor do mundo considerados exemplos de práticas verdes pelo EarthCheck, instituto líder em avaliação da sustentabilidade hoteleira
Novotel (China, Pequim e México) (Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.
Pertence à marca de hotéis da categoria superior dentro do portfólio do grupo Accor, o Novotel tem três endereços de sua rede voltada para negócios considerados exemplos em sustentabilidade: um em Pequim, na China (foto) e dois no México. Segundo o EarthCheck, a rede Novotel dá um show de desempenho em 10 de 15 indicadores de avaliação, que incluem consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa, economia de água, sistema de coleta e reciclagem de resíduos, baixo desperdício de produtos, como papel, entre outros.
Também voltado para negócios, o Intercontinental Singapura é outro exemplo de responsabilidade social e ambiental, segundo o instituto EarthCheck. Seu ponto alto é o consumo de energia.
Segundo relatório do instituto, o hotel apresenta uma eficiência energética 18,8% acima da média das melhores práticas desta categoria. Em agosto, os quartos e suites do hotel passaram ainda por uma renovação de 7,2 milhões de dólares para ficar mais ainda com a cara da cultura local.
3. Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa, Jamaicazoom_out_map
3/8(Divulgação)
O design moderno e o serviço 5 estrelas deste hotel jamaicano convivem harmoniosamente com a exuberante beleza natural da região. Bem pontuado em onze indicadores de ecoeficiência do EarthCheck, o Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa tem desempenho invejável no quesito emissões de gases estufa, com índice 39,9% superior à média das melhores práticas.
4. El Tukan Hotel & Beach Club, Méxicozoom_out_map
4/8(Divulgação)
Além de possuir um programa específico de sustentabilidade, o El Tukan & Beach Club, situado praia mexicana Del Carmen, apresenta rendimento acima da média em onze categorias do EarthCheck. Na lista entram, por exemplo, a boa eficiência energética e a destinação correta de resíduos. Ideal para férias em família, o hotel ainda é rodeado por uma belíssima fauna e flora locais.
Localizado em uma ilha na Tailândia, o Centara Karon Resort Phuket procura maximizar a eficiência operacional para minimizar as emissões de carbono, reduzir o consumo de energia e água, e a geração de lixo. Além disso, o hotel mantém um programa próprio de revitalização da paisagem local, com fertilizantes orgânicos roduzidos pela própria comunidade.
Localizado em Aruba, uma pequena ilha no mar do Caribe, repleta de lindas praias de areia branca e águas cristalinas, este luxuoso resort também faz bonito quando o assunto é desempenho ambiental. De 11 indicadores máximos de qualidade do EarthCheck, ele se sai bem em oito, como o de baixa geração de resíduos e consumo de água.
Os chalés do Bina Burre Lodge ficam no alto de uma montanha no Parque Nacional de Lamington, a 800 metros acima do nível do mar. A rica abundância de aves e animais selvagens que habitam este ecossistema complexo e diverso atraem viajantes que buscam paz e contato com a natureza. Além das visíveis vantagens naturais, o hotel tem desempenho exemplar em relação ao meio ambiente, segundo o EarthCheck. Há mais de 70 anos em operação, o Bina Burre Lodge preserva as características locais e foi o primeiro hotel australiano a receber uma certificação verde.
A vista do azul da piscina na entrada se confunde com as águas cristalinas do Oceano Índico neste luxuoso hotel no Sri Lanka, à beira da praia. O compelxo Heritance Ahungalla se destaca pelo bom desempenho em 10 dos 15 indicadores de ecoeficência do EarthCheck. Um dos seus pontos altos é a baixa emissão de gases de efeito estufa, bem inferior a média do hotéis da categoria.