Negócios

Os homens que já foram os mais ricos do mundo, desde a criação da lista da Forbes

Ranking dos bilionários da revista Forbes está na sua 26ª edição e apenas cinco pessoas ocuparam a posição número 1 até hoje

Bill Gates: empresário já esteve 14 vezes como número 1 dos bilionários da Forbes (Getty Images)

Bill Gates: empresário já esteve 14 vezes como número 1 dos bilionários da Forbes (Getty Images)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 8 de março de 2012 às 16h37.

São Paulo - A posição ocupada por Carlos Slim, de homem mais rico do mundo, é cobiçada por muita gente, mas poucos até hoje estiveram lá. Apenas cinco pessoas, desde o início da edição elaborada pela revista Forbes, ocuparam o posto de pessoa mais endinheirada do planeta.

A lista divulgada na ultima quarta-feira está na sua 26ª edição e Bill Gates foi o campeão de permanência no topo: por 14 vezes, o emprtesário foi o mais rico do mundo. Outro nome bastante recorrente foi do magnata japonês Yoshiaka Tsutsumi, que apareceu seis vezes como o maior bilionário do mundo.

Veja, a seguir, os cinco homens que até hoje ocuparam a posição de número 1 na lista de bilionários da Forbes, desde que ela começou a ser publicada:

Yoshiaki Tsutsumi

Yoshiaki Tsutsumi foi o primeiro homem mais rico do mundo eleito pela revista Forbes. Desde a primeira edição do ranking, em 1987, Tsutsumi apareceu durante quatro anos seguidos como número um, perdendo o posto durante dois anos, 1991 e 1992, para Taikichiro Mori e retornando em 1993 e 1994 com a primeira posição.

O magnata é dono do conglomerado Seibu, grupo que atua nos setores ferroviário, de turismo e imobiliário.  Desde 2005, no entanto, Tsutsumi está envolvido em uma série de escandâlos financeiros e foi cortado da lista da Forbes em 2007.

Taikichiro Mori

Outro bilionário japonês que encabeçou por dois anos o ranking da Forbes foi Taikichiro Mori, fundador da construtora que leva seu sobrenome.

Mori ocupou a posição de número um na lista de bilionários da Forbes durante os anos de 1991 e 1992, com fortuna de 15 bilhões de dólares. O empresário morreu em 1993 e Yoshiaki Tsutsumi retornou para o primeiro lugar.

Bill Gates

Apesar de não ter o título de homem mais rico do mundo atualmente, Bill Gates é o campeão de permanência no topo: 14 vezes.


De 1995 a 2007, o pai da Microsoft liderou o ranking Forbes consecutivamente, perdendo o posto em 2008 para Warren Buffet e retornando no ano seguinte.

Atualmente o empresário é o segundo homem mais rico do mundo e tem fortuna avaliada em 61 bilhões de dólares.

Warren Buffett

O terceiro homem mais rico do mundo, Warren Buffett, esteve na primeira posição do ranking uma vez, em 2008. Na ocasião, a fortuna do megainvestidor foi avaliada em 62 bilhões de dólares.

Atualmente, a fortuna de Buffett é calculada em 44 bilhões de dólares, 5 bilhões de dólares a menos na edição do ano passado do ranking da Forbes.

Carlos Slim

Carlos Slim ficou menos rico em 2012, mesmo assim o magnata mexicano não perdeu o posto de homem mais rico do mundo, posição que ocupa desde 2010.

Slim tem fortuna avaliada em 69 bilhões de dólares. O empresário é o dono de mais de 200 empresas mexicanas.

Além da América Móvil, negócio responsável por cerca de 60% de sua fortuna, o portfólio  inclui companhias aéreas, bancos, restaurantes, construtoras, participações em lojas de departamento e até no jornal The New York Times.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesBilionáriosListas da ForbesEmpresáriosgrandes-investidoresMicrosoftwarren-buffettBill GatesClaroCarlos SlimTelmex

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam