-
1. Como tudo começou
zoom_out_map
1/19 (Banco de Imagens da Petrobras)
A Petrobras foi fundada em 03 de outubro de 1953. A companhia foi estabelecida por meio da Lei nº 2004, sancionada pelo então presidente
Getúlio Vargas. No início de suas operações, a Petrobras era supervisionada pelo Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Na foto, Eugênio Antonelli (esq.), o primeiro empregado da Petrobras, o funcionário Yvan Paes Barreto e o presidente Getúlio Vargas.
-
2. O primeiro logotipo da Petrobras
zoom_out_map
2/19 (Banco de Imagens da Petrobras)
A Petrobras só ganhou sua primeira identidade visual cinco anos após a sua fundação. Em 1958, a companhia ganhou o primeiro logotipo desenvolvido por Luiz Pepe, um de seus funcionários. O logo era composto por um losango amarelo, de contorno verde e com a palavra Petrobrás, ainda com acento, em azul. Tanto a forma quanto as cores utilizadas faziam menção à bandeira brasileira.
-
3. Primeira subsidiária
zoom_out_map
3/19 (Banco de Imagens da Petrobras)
No final de 1971, a Petrobras criou a sua primeira subsidiária, batizada de Petrobras Distribuidora – para administrar os postos de combustíveis da companhia. Na época, a rede já contava com 804 postos e era a terceira desse mercado no país. Três anos após a criação da subsidiária, em 1974, Petrobras Distribuidora se tornou a maior companhia de distribuição de petróleo no mercado brasileiro.
-
4. Diversificação de portfólio
zoom_out_map
4/19 (Banco de Imagens da Petrobras)
Um ano depois de lançar o etanol, a Petrobras apresentou ao mercado sua primeira linha de óleos lubrificantes, batizada de Lubrax. As tecnologias utilizadas nos mais de cem produtos da linha Lubrax era, na época, uma das mais avançadas do mundo e atendia a área automotiva, de aviação, o setor ferroviário e marítimo.
-
5. Nova regulamentação de petróleo
zoom_out_map
5/19 (REUTERS/Sergio Moraes)
Em 1997, com a Lei 9.478/97, o Brasil ganhou uma nova regulamentação para o setor de petróleo. O setor passou a ser regulado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Com a mudança, a Petrobras passou a atuar em um cenário de competição direta com companhias estrangeiras. Isso porque, as áreas concedidas passaram a ser arrematadas em leilões públicos, abertos para empresas de petróleo de todo o mundo. Na primeira licitação para conceder blocos exploratórios promovida pela ANP, a Petrobras saiu vencedora em cinco das sete propostas apresentadas.
-
6. Compra de termelétricas
zoom_out_map
6/19 (Geraldo Falcão/Petrobras/Divulgação)
No ano 2000, a Petrobras iniciou o fornecimento de gás natural ao mercado termelétrico e também comprou diversas participações em centrais termelétricas movidas a gás natural. A Termoceará, que entrou em operação comercial em outubro de 2001 no município de Caucaia, no Ceará, foi a primeira usina com fornecimento de gás garantido pela Petrobras. Hoje, a Petrobras é a sétima maior geradora de energia do país com uma capacidade total instalada próxima a 6.900 megawatts.
-
7. Gasolina Podium
zoom_out_map
7/19 (J. Valpereiro/Petrobras)
Em 2001, a Petrobras lançou no mercado a Gasolina Podium, a mesma utilizada nas corridas de Fórmula 1. A tecnologia foi considerada a mais avançada do mundo pela alta capacidade de octanagem - processo químico responsável pela resistência à detonação do combustível que, neste caso, quanto maior, mais potência.
-
8. 2006 e a descoberta do pré-sal
zoom_out_map
8/19 (Agência Petrobras)
Em 2006, a Petrobras anunciou a descoberta de Tupi, atual campo de Lula, na Bacia de Santos, que concentra grande quantidade de petróleo abaixo da camada de sal. Os volumes recuperáveis estimados e a comprovada qualidade do óleo fazem do pré-sal uma das mais importantes descobertas da história recente da indústria de energia mundial. A Petrobras tem 45 instalações em águas profundas e ultras profundas.
-
9. Primeiro navio
zoom_out_map
9/19 (Agência Petrobras)
Em 2011, a Transpetro recebeu o navio de produtos, primeiro do Programa de Modernização e Expansão da Frota da companhia. Batizado de Celso Furtado, a embarcação é usada para o transporte de derivados de petróleo entre os estados brasileiros.
-
10. Diesel S-10
zoom_out_map
10/19 (André Valentim/Petrobras)
Neste ano, a Petrobras disponibilizou para todo o Brasil o Diesel S-10, com baixo teor de enxofre. O combustível substituiu o S-50 nas bombas dos postos em todo o país. Entre 2005 e 2012, a companhia investiu 27 bilhões de reais para produção e movimentação do diesel com baixo teor de enxofre. A Petrobras, até 2017, investirá mais 13,4 bilhões de reais para elevar a qualidade do diesel.
-
11. Brasil autossuficiente em petróleo só em 2020
zoom_out_map
11/19 (Dida Sampaio/Agência Estado)
Em abril de 2006, a Petrobras, com o apoio do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarou a autossuficiência do Brasil na produção de petróleo. Segundo a companhia, na época, o marco só foi conseguido com a entrada em operação da plataforma P-50. A autossuficiência, no entanto, não perdurou por muito tempo e o Brasil começou novamente a importar petróleo de outros países.
Recentemente, a estatal voltou a afirmar que o Brasil deve se tornar autossuficiente em petróleo somente em 2020.
-
12. Projeto Tamar
zoom_out_map
12/19 (Agência Petrobras)
Um projeto importante voltado ao meio ambiente e que teve a participação da Petrobras é o Projeto Tamar. Criado no início da década de 80, a iniciativa mudou os rumos das tartarugas-marinhas no Brasil. Em 2013, o Tamar registrou recorde no país de tartarugas marinhas gigantes fêmeas.
-
13. Tragédias
zoom_out_map
13/19 (Petrobras/Divulgação)
Nem só bons acontecimentos marcaram os 60 anos de história da Petrobras. Durante esse período, alguns acidentes também fizeram parte da trajetória da companhia. Em 2001, duas explosões em uma das colunas da plataforma P-36 mataram 11 funcionários da Petrobras. Depois das explosões, a plataforma tombou em 16 graus, devido ao bombeio de água do mar para o seu interior, o suficiente para permitir alagamento que levou ao seu afundamento.
-
14. Mais uma morte
zoom_out_map
14/19 (Fernando Gabeira/Divulgação)
Em 2009, outro acidente em um navio-plataforma P-34 da Petrobras matou um prestador de serviço da companhia. O acidente foi provocado por falha de uma válvula de bloqueio na plataforma.
-
15. 34 presidentes
zoom_out_map
15/19 (Carlos Namba/VEJA)
Durante seus 60 anos de história, a Petrobras teve 34 presidentes. Na foto, Ernesto Geisel, que comandou a petroleira de novembro de 1969 a julho de 1973.
-
16. Futuro ministro
zoom_out_map
16/19 (Orlando Brito/Veja)
O engenheiro aeronáutico Ozires da Silva comandou a Petrobras entre maio de 1986 e junho de 1988. Depois de sair do comando da estatal, Silva se tornou Ministro da Infraestrutura do Brasil Na foto, o então presidente da Petrobras visita a plataforma de Enchova, na Bacio de Campos, em setembro de 1987.
-
17. Antecessor de Gabrielli
zoom_out_map
17/19 (Fábio Motta/Agência Estado)
José Eduardo Dutra foi presidente da Petrobras de janeiro de 2003 a julho de 2005. Na foto, o executivo concedia sua primeira entrevista coletiva como presidente, na sede da empresa.
-
18. Etanol de segunda geração
zoom_out_map
18/19 (Divulgação/Petrobras)
A Petrobras investirá até 2016 3,8 bilhões de dólares no segmento de biocombustíveis. No país, a empresa é líder na produção de biodiesel e terceira maior em etanol. O desenvolvimento do etanol de segunda geração, o etanol celulósico, é uma das prioridades da companhia visando a produção em escala comercial em 2015.
-
19. Agora, veja as 30 maiores petrolíferas do mundo, segundo a Platts
zoom_out_map
19/19 (AFP)