-
1. Eike Batista: o fundador do Grupo EBX é o mais rico do Brasil. Com uma fortuna de 30 bilhões de dólares, continua em oitavo entre os mais abonados do mundo - mas o empresário já afirmou que quer ser o número um.
zoom_out_map
1/10 (Daniela Dacorso)
-
2. Jorge Paulo Lemann: um dos donos da Ab InBev, maior cervejaria do mundo, Lemann é o segundo mais rico do Brasil, com uma fortuna de 13,3 bilhões de dólares. No ranking geral, porém, o empresário está bem atrás de Eike Batista, e ocupa a 55ª posição.
zoom_out_map
2/10 (Regis Filho)
-
3. Joseph Safra: o banqueiro é outra presença constante na lista da Forbes. Nesta edição, Safra ocupa a terceira posição entre os brasileiros, e a 68ª na relação geral, com um patrimônio de 11,4 bilhões de dólares. O bilionário é dono do Banco Safra, o nono maior do país.
zoom_out_map
3/10 (Epitacio Pessoa)
-
4. Marcel Telles: sócio de Lemann na AB InBev, Telles é o quarto homem mais rico do Brasil e o 158º do mundo. Sua fortuna é avaliada pela Forbes em 6,2 bilhões de dólares. O empresário conseguiu aumentar seu patrimônio em 1 bilhão de dólares desde o ranking anterior da Forbes.
zoom_out_map
4/10 (Pedro Rubens)
-
5. Família Steinbruch: Benjamin Steinbruch e sua família acumulam um patrimônio de 5,8 bilhões de dólares e surgem em quinto lugar no ranking dos bilionários brasileiros. Na classificação geral, os Steinbruch estão em 173º lugar. Seu principal investimento é a siderúrgica CSN, uma das maiores do país.
zoom_out_map
5/10 (Marisa Cauduro)
-
6. Carlos Alberto Sicupira (ao centro): sócio de Lemann e Telles na AB InBev, Sicupira é o sexto homem mais rico do país, com um patrimônio de 5,5 bilhões de dólares. De um ano para outro, o empresário aumentou em 1 bilhão de dólares seu patrimônio, segundo a Forbes. No ranking geral, Sicupira é o 185º colocado.
zoom_out_map
6/10 (Germano Lüders)
-
7. Antonio Ermírio de Moraes: o empresário e sua família têm um patrimônio avaliado pela Forbes em 5,3 bilhões de dólares. É o suficiente para colocar os Ermírio de Moraes no sétimo lugar entre os mais ricos do Brasil, e na 193ª posição geral. Em relação ao ranking anterior, sua fortuna deu um salto de 2,3 bilhões de dólares.
zoom_out_map
7/10 (Regis Filho)
-
8. Aloysio de Andrade Faria: o oitavo homem mais rico do Brasil é o dono do banco Alfa, com uma fortuna avaliada em 4,3 bilhões de dólares. Faria foi, também, o fundador do Banco Real, vendido para o holandês ABN Amro por 2,1 bilhões de dólares em 1998. O banqueiro é o 247º no ranking geral da Forbes.
zoom_out_map
8/10 (Janete Longo)
-
9. Abílio Diniz: o dono do Pão de Açúcar, maior grupo de varejo do país, é o nono mais rico do Brasil e o 323º do mundo, segundo a Forbes. Sua fortuna foi estimada em 3,4 bilhões de dólares. A cifra é 400 milhões de dólares superior à do ranking do ano passado.
zoom_out_map
9/10 (Germano Lüders)
-
10. Alfredo Egydio Arruda Villela Filho (primeiro à esquerda): discreto e avesso a fotos, Villela Filho foi escolhido para comandar os negócios da família em 2008, após a morte de seu tio-avô Olavo Setubal. Seu principal negócio é o Itaú, maior banco privado do país. Com um patrimônio de 3,2 bilhões de dólares, ele é o décimo homem mais rico do país e o 347º do mundo.
zoom_out_map
10/10 (Divulgação)
São Paulo - No ano em que o número de bilionários da tradicional lista da Forbes bateu recorde, o Brasil ampliou sua participação para 30 pessoas, ante as 18 do ranking anterior.
O patrimônio total dos brasileiros listados pela Forbes alcança 131,4 bilhões de dólares, um avanço de 45% sobre o ano anterior. Mesmo elevada, a quantia é apenas 77% maior do que a do homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, dono, no Brasil, das operadoras Claro e Embratel. A fortuna de Slim é avaliada em 74 bilhões de dólares.
No topo da lista dos brasileiros, Eike Batista segue na liderança. Embora tenha estacionado em oitavo lugar entre os mais ricos do mundo, Eike viu sua riqueza aumentar em 3 bilhões no ano passado, o que elevou seu patrimônio para 30 bilhões de dólares. Confira, ao lado, os dez brasileiros mais ricos da lista da Forbes.