EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
SÃO PAULO (Reuters) - A OGX, braço de petróleo e gás natural do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou nesta sexta-feira que foi identificada a presença de hidrocarbonetos (petróleo e gás) na seção albiana do poço 1-OGX-5-RJS, no bloco BM-C-43, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos.
O poço OGX-5 situa-se a aproximadamente 79 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 150 metros.
A sonda Ocean Ambassador, fornecida pela Diamond Offshore, iniciou as atividades de perfuração no local no dia 26 de dezembro de 2009.
De acordo com o comunicado, foi identificada uma coluna com hidrocarbonetos de aproximadamente 130 metros. A perfuração do poço continuará em andamento até a profundidade total estimada em 4.300 metros.
"Estes resultados iniciais do poço OGX-5 são muito positivos, uma vez que nos mostram que os reservatórios carbonáticos de alta qualidade encontrados pelos poços OGX-2 e OGX-3 também estão presentes até o limite sul dos nossos blocos", disse Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX.
Criada em 2007, a OGX é a maior empresa privada em termos de área marítima de exploração no Brasil e possui um portfólio composto por 29 blocos exploratórios nas bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba.
A bacia de Campos é a maior região produtora de petróleo no país, com cerca de 80 por cento do total de cerca de 2 milhões de barris de petróleo produzidos no Brasil por dia.